Só pode ter um!

Só pode ter um!

 

Quem viveu os inebriantes e laqueados anos 1980, certamente deve se lembrar do longa-metragem “Highlander”, filme que levou o ator Christopher Lambert ao estrelato. Na película, Lambert encarnava um sujeito com poder da vida eterna e só podia ser morto se alguém que tivesse o mesmo dom lhe cortasse a cabeça. Na máxima do filme só poderia haver um ser eterno. Bom, mas o que isso tem a ver com este espaço dedicado a automóveis? Nada, apenas justifica a frase do título.

Brincadeira, na verdade o bordão do filme se aplica a algumas coisas mundanas, entre elas a Ferrari P38, que foi a sensação da marca no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, que ocorre todos os anos às margens do Lago di Como, na Itália, perto da fronteira com a Suíça. A P38 foi um carro criado para ter apenas um exemplar.

300x250

Foi desenvolvido para um cliente “dedicado”, como afirma a própria a Ferrari, que não revela quem é esse freguês tão seleto. Construído sobre a base da 488 GTB, a P38 tecnicamente é o mesmo carro, mas com uma carroceria totalmente redesenhada.

Não é a primeira vez que a marca do Cavallino Rampante atende aos anseios extravagantes de seus consumidores mais assíduos. Em 2012, ela produziu a SP12 EC para o guitarrista Eric Clapton. O músico inglês é um habitue da marca de Maranello e pediu um carro com estilo que remetesse à 512 BB. Numa outra ocasião, um 599 GTB Fiorano serviu de base para um conversível exclusivo para um colecionador japonês, a P540. E, para fechar, em 2014 a Ferrari homenageou o desenhista Sergio Pininfarina com um modelo único que levava seu nome.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltando ao P38, seus faróis horizontais rompem com um estilo de conjunto ótico vertical adotado em 2002 com a excêntrica Enzo e que deu sequência na 430, 456 Italia, 488 GTB, FF, F12 e por aí vai. Na lateral, a P38 não ostenta tomada de ar nos para-lamas traseiros. Há apenas uma entrada junto às “janelas espia”, o que nos deixa uma dúvida de como o V8 biturbo 3.9 de 670 cv “respira”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas, a peculiaridade mais marcante desse carro exclusivo é seu capô traseiro. Em todas as Ferraris em que o motor traseiro não é protegido por um revestimento plano, como nos modelos 512 BB, Testarossa, F50, 308, 348 e 355, há uma espécie de para-brisa traseiro para garantir a visibilidade. Na F40 é assim, tal como nas demais V8 posteriores, a partir da 360 Modena e até mesmo a poderosa LaFerrari.

A P38 por sua vez, utiliza um capô fechado que segue a cadência. Há apenas filetes que formam uma espécie de persiana para ajudar na saída do ar quente do cofre, como nas versões de competição da Lamborghini Huracan e Lotus Exige. É um estilo intimidador e futurista, que cria certo desconforto de não ser possível ver o motor, que é a grande joia de qualquer Ferrari.

Estes elementos fazem dessa Ferrari um carro único, não apenas em sua tiragem, mas também num estilo de design que se difere de tudo que a marca italiana já fez. A Ferrari não revela os números de desempenho da P38 e nem detalhes de conjunto mecânico. O que se sabe é que usa o mesmo conjunto da 488 GTB, que tem um V8 turbo de 3,9 litros com 670 cavalos de potência, que a credencia chegar aos 330 km/h km/h, como se espera de qualquer Ferrari moderna.

Mas, quem se importa? O que importa é que quando olhamos para a P38, temos a certeza de que só pode haver uma!

 

[su_divider]

 

Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

Contato: (31) 99245-0855

[su_divider]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br