Será que o Novo C3 recupera a Citroën?
Finalmente o novo C3 chegou e com a proposta de recuperar a Citroën aumentando sua participação de mercado. Custando menos de R$ 70 mil na versão de entrada, será que vai atender às expectativas? Olha aí:
Resultado de um projeto global, mas com uma forte participação da engenharia brasileira para adequá-lo às nossas condições, uma das principais missões do novo Citroën C3, que é produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, além de aumentar a participação da marca na América Latina, é a de ajudar a reverter a imagem de pouca confiabilidade que a Citroën tem entre nós. E fazê-la chegar a 4% de participação no mercado brasileiro até 2024, quando terá a companhia de mais dois novos modelos. Uma das promessas é que terá um dos menores custos de manutenção do mercado, menos de 2 reais por dia. E, um fator importante para esses planos, é também saber os preços. Como foram divulgados só no dia do lançamento, quando este vídeo já estava editado por causa do embargo, eles estão na descrição. A estimativa durante a ante prima que participamos, era de que a versão de entrada estaria abaixo dos 70 mil reais. Tomara que os números abaixo não nos deixem mentir…
O novo C3 é também o primeiro Citroën a ter a oferta de motor 1.0 na marca em nosso mercado, além do 1.6. Projetado sobre a nova plataforma CMP, para quem esperava que fosse um subcompacto, enganou-se. É um hatch compacto e vem para encarar Onix e HB20 no segmento. Vem em cinco versões, três com motor 1.0 e câmbio manual de 5 marchas, Live, Live Pack e Feel, e duas com o motor 1.6, a Feel 1.6, com caixa manual e a Feel Pack 1.6 com uma automática de 6 marchas. No início terá mais duas versões, porém, juntas, limitadas a 2.000 unidades: a Firt Edition 1.0 ou 1.6 automática. Na descrição aqui embaixo, você vai encontrar a lista de equipamentos e a ficha técnica de cada uma delas. Em design, do antigo C3 não tem nada. Sua frente, com inspiração na Fiat Toro e o duplo Chevron, característico da Citroën, chama a atenção e lhe dá personalidade. A traseira, por sua vez é convencional. Mas não compromete. Pintura bitom, branca ou preta de acordo com a cor escolhida, é disponível. O estilo, no conjunto, acaba remetendo ao de um SUV. Porém a Citroën o define como um hatch com atitude de SUV. E agrada quando o assunto é espaço interno. Por ser um carro que, segundo a marca vai ter no preço um de seus principais atrativos, não é de se esperar um acabamento interno luxuoso. Tem central multimidia de 10 polegadas com conexão sem fio a partir da segunda versão. Porém, alguns detalhes, mesmo nas mais caras, chegam a ser simplórios demais. Como o quadro de instrumentos, que vou comentar mais adiante.
E aí, o que você achou? Eu gostei, principalmente pelo espaço que oferece. E se a Citroën conseguir melhorar o pós-venda, é um produto que pode fazer as pessoas verem a marca com outros olhos.
Versões:
Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990
Itens de série:
Airbags duplos
Controle de estabilidade
Controle de tração
Assistente de partida em rampa – Hill holder
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado
Direção elétrica
Vidros dianteiros elétricos
Travas elétricas
Indicador de trocas de marcha
Rodas de 15” com calotas
Luzes de condução diurna
Opcional:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Live +:
Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
Conector USB dianteiro
Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
Chave com telecomando
Banco dianteiro com ajuste de altura
Limpador e desembaçador elétrico traseiro
Opcional:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Live Pack +:
Vidros traseiros elétricos
Alarme Perimétrico
Conectores USB traseiros (x2)
Luzes diurnas de leds
Rodas de liga-leve de 15”
Painel interno com faixa azul metálica
Barras longitudinais no teto
Volante com ajuste de altura
Chevron cromado
Maçanetas na cor da carroceria
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Citroën C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0 +:
Motor 1.6 16V de até 120 cv
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.6+:
Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
Modo Eco
Rodas de liga-leve de 15” diamantadas
Câmera de ré
Volante revestido com couro
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 83.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0+:
Faróis de neblina
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel Pack+:
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Fichas técnicas de todas as versões do Novo C3: