Sandero R.S. sobe no telhado

Sandero R.S. sobe no telhado

O Renault Sandero R.S. chegou ao fim da linha. Apesar de a marca francesa não comentar, concessionários e fornecedores não escondem que o esportivo cumpriu sua missão.

Este mês foram manufaturados as últimas 130 unidades da versão apimentada do hatch. Desse total, 30 serão exportados para o Argentina e as demais serão distribuídas para as revendas brasileiras.

O fim da linha para a versão se deve a diferentes fatores. O primeiro é que ele é caro. Atualmente é oferecido por R$ 95 mil, um valor elevado para um hatch compacto.

O segundo fator é que sua participação no mix do Sandero é irrisória. Em 2020, ele representou menos de 1% das vendas do hatch.

Sandero

E para bater os pregos no caixão, a partir de janeiro de 2022, o modelo não atenderá às exigências de emissões do Proconve P7. Uma solução seria a Renault trocar a unidade 2.0 de 148 cv pelo apimentado motor 1.3 turbo de 170 cv, que estreou no Captur.

Seria demais combinar a nova unidade com a excelente suspensão do R.S, mas isso tornaria o R.S. ainda mais caro. Uma vez que o motor não é barato e que seria necessário empenhar um grande valor para desenvolver o carro, sem a garantia de recuperar o aporte.

O Sandero R.S.

O Sandero R.S. chegou ao mercado no final de 2015 e figurou como o hatch esportivo entre seus concorrentes “esportivados”. O modelo teve a suspensão preparada pela Renault Sport, na França, o que deu ao carro um comportamento dinâmico diabólico.

Sandero

Sob o capô, a Renault instalou a unidade a antiga 2.0 16v de 148 cv, combinado com caixa manual de seis marchas. Tratava-se do mesmo conjunto do Duster 4×4.

O conjunto era completado com conjunto de rodas aro 17 e pneus Michelin Pilot Sport, que dava ao R.S. muito chão.

Vai deixar saudades.

 


Fotos: Renault/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br