Lincoln MKZ, no rastro dos europeus.
Se há uma coisa que ninguém discute no meio automobilístico, é que o trio alemão Audi, BMW e Mercedes são referência quando se fala em segmento de automóveis de luxo, com uma boa dose de desempenho. Nos Estados Unidos, a percepção é a mesma. Tanto que já faz algum tempo que as velhas “barcas“ norte-americanas, com grandes e beberrões motores V8, estão dando cada vez mais lugar a modelos mais compactos, com muita tecnologia embarcada e motores mais civilizados para os dias atuais.
É o que a Lincoln, divisão de carros de luxo da Ford, está mostrando no Salão de Los Angeles: o novo MKZ, já modelo 2017, sedã que, além de inaugurar a nova identidade visual da marca, introduz vários aprimoramentos de tecnologia e requinte, incluindo um motor com duplo turbo e mais de 400 cavalos. Ele só começará a ser vendido nos Estados Unidos em meados do ano que vem.
A grade dianteira inteiriça, em vez do formato tradicional de dupla asa que caracteriza os Lincoln, é o principal elemento que diferencia a nova linguagem de design da marca. Entre os mimos tecnológicos, destaque para os faróis adaptativos compostos de LEDs, botão para seleção de marchas do câmbio automático e console central tipo flutuante. Apliques em fibra de carbono, para dar um toque esportivo, e bancos com massageadores fazem parte do requinte interno.
Para se diferenciar das “massas”, o novo sedã terá opção de acabamento interno chamada de Lincoln Black Label, com consultoria pessoal de design feita em domicilio, teto panorâmico de vidro retrátil e sistema de áudio com qualidade de concerto. Sistema de controle de cruzeiro adaptativo que mantém a distância do veículo à frente automaticamente (e freia caso seja necessário), estacionamento automático em vagas perpendiculares e paralelas, assistente de pré-colisão com detecção de pedestres, além de um sistema de cancelamento ativo de ruído para um interior mais silencioso, são itens de série.
Na mecânica, muita novidade. Um novo e exclusivo motor V6 GTDI de 3.0 litros de cilindrada, com duplo turbo compressor, entrega 405 cavalos. O MKZ tem, também, tração integral permanente, que distribui o torque independentemente para cada roda, de acordo com a necessidade. Rodas de 19 polegadas, direção elétrica, suspensão ativa e sistema de controle vetorial de torque para uma maior segurança em curvas, fazem parte do pacote. Tem, ainda, o sistema Lincoln Drive Control que permite a escolha de três modos de condução: Comfort, Normal e Sport. O novo MKZ terá uma versão mais em conta, equipada com um motor 2.0 litros de quatro cilindros, com 248 cavalos e tração dianteira, e uma versão híbrida.
É, são os europeus fazendo escola!
Fotos: divulgação Lincoln