RS Q8: o jipão de 600 cv das quatro argolas

RS Q8: o jipão de 600 cv das quatro argolas

Quando a Audi lançou o Q8, seu jipão com panca de cupê anabolizado, tinha algo que não combinava com suas linhas sensuais, o motor. Ele estreou com uma unidade turbo V6 de 340 cv, que não é um motor medíocre, mas que também não arrancava suspiros diante do porte do modelo, ainda mais que compactos como o A3 contam com motores bem mais potentes. Porém a marca das quatro argolas resolveu a questão e acaba de revelar o RS Q8. Ele recebeu o mesmo motor V8 biturbo 4.0 do RS6 Avant e RS7 Sportback. Trata-se de uma unidade que entrega nada menos que 600 cv e 80 mkgf de torque, números que fazem com que esse SUV chegue soltando fogo pelas ventas sobre BMW X6 M, Porsche Cayenne Coupé e Mercedes GLE Coupe AMG, só para ficar entre os alemães.

Amigo do planeta

Utilitários sempre são vistos como vilões ambientais, pois são pesados e consomem muito combustível e o RS Q8 não foge à regra. No entanto, ele conta com função de desligamento de cilindros. Trata-se de um sistema que não é novidade na Audi (e nem no mercado), que mantém as válvulas de metade dos cilindros abertas, por meio de um componente eletromagnético e corta a injeção de combustível. Mas, quando há exigência de força o sistema desarma de forma imperceptível.

300x250

O V8 também conta com auxílio de um módulo 48V que oferta torque sob demanda e assume a alimentação de agregados. Tudo isso ajuda o grandalhão a ser menos nocivo ao meio ambiente.

Como já foi dito, o RS Q8 é um automóvel pesado. São cerca de 2.300 quilos de recheio de luxo, mas, mesmo assim, ele demonstra fôlego de velocista. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e acelera até 250 km/h (limitados eletronicamente). É desempenho que supera modelos tão potentes quanto e bem mais leves. E para frear toda essa massa, ele conta com sistema de freios de alto desempenho, que também seguem o padrão dos conjuntos utilizados no RS6, R8 V10 e demais supercarros da marca alemã. Ele ainda conta com suspensão com ajuste de carga e altura, que garante ao modelo comportamento arisco no asfalto, mas também permite que ele saia dele sem deixar o para-choque para trás na primeira depressão.

Visual

O RS Q8 segue a escrita dos irmão preparados pela Audi Sport. Seu interior respeita a arquitetura das demais versões, mas inclui bancos esportivos, volante com base achatada e revestimento em alcântara (que não deixa as mãos escorregarem, mesmo suadas), apliques em alumínio e iluminação em tom avermelhado.

Por fora, o jipão recebeu novos para-choques, com maiores coletores de ar e grade em formato “favo de mel”, para-lamas alargados para comportar novas rodas e pneus de alta performance e enormes ponteiras de escapamento, tradicionais nos modelos RS.

Agora sim!

Este slideshow necessita de JavaScript.


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br