Renault Grand Koleos: com alma chinesa o híbrido francês vem pro Brasil

Renault Grand Koleos: com alma chinesa o híbrido francês vem pro Brasil

SUV médio-grande será importado da Coreia do Sul e chega ao país no primeiro semestre de 2025 com base de Volvo e design de Geely.

O primeiro modelo híbrido da Renault no Brasil será o Grand Koleos, um SUV médio-grande fruto de uma parceria entre a fabricante francesa e a chinesa Geely. O projeto, originário da Coreia do Sul, compartilha a maioria dos componentes com o Geely Xingyue L (também conhecido como Monjaro), mas passou por adaptações visuais e de acabamento para receber a insígnia da Renault. As informações são da revista AutoEsporte.

Esse grupo chinês (Geely), também proprietária da marca sueca, está adentrando no Brasil de maneira indireta: com a própria Volvo, com a marca de elétricos de luxo Zeekr (que chega ainda esse ano), a Polestar (antiga divisão esportiva da Volvo) e, agora, com a Renault.

300x250

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025, o Grand Koleos será importado da Coreia do Sul e virá em configuração híbrida HEV, ou seja, sem recarga externa. Existe uma opção 2.0 turbo a gasolina na gama sul-coreana, essa versão não está prevista para o mercado brasileiro.

Plataforma compartilhada 

Falando de design, o Grand Koleos não traz o DNA da Renault. Como é uma parceria com a Geely, quando falamos de plataforma, utiliza a mesma usada pelo Volvo XC40, a CMA. 

Com 4,78 metros de comprimento e 2,84 metros de entre-eixos, o Grand Koleos possui dimensões parecidas com as de um Toyota SW4, mas sempre com cabine para cinco lugares.

Consumo de até 23 km/l

O motor híbrido do Renault Grand Koleos, chamado E-Tech, é de origem Geely e será movido a gasolina, com tração dianteira.

O conjunto combina um propulsor 1.5 turbo três-cilindros 12V que rende 150 cv e 22,9 kgfm de torque, e é auxiliado por dois motores elétricos (um gerador de 82 cv e um de tração com 136 cv), totalizando 245 cavalos de potência combinada. O torque combinado não é divulgado, apenas os 32,6 kgfm do motor elétrico.

O conjunto de baterias de íons de lítio tem 1,62 kWh de capacidade. Bem pequena, o que significa que ele pode rodar poucos quilômetros em modo apenas elétrico.

O câmbio é do tipo DHT, com três marchas, fora as relações do conjunto elétrico. Com esse arranjo, o consumo de combustível pode superar os 23 km/l.

Tecnologias e acabamento

Seguindo a tendência dos carros chineses, o Renault Grand Koleos conta com três telas digitais gigantes de 12,3 polegadas (uma para o quadro de instrumentos e duas para a central multimídia), além de um head-up display com realidade aumentada. O pacote ADAS de assistências semiautônomas de condução é completo, incluindo frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e assistente de estacionamento autônomo.

Outros destaques são as rodas de liga leve aro 20, acabamento com couro Nappa e alcântara, ar-condicionado automático com três zonas de climatização, conexão com internet 5G e sistema de som Bose com dez alto-falantes.

Preços e posicionamento

Não se sabe ainda qual versão a Renault vai trazer para o Brasil. Se for a mais completa do Grand Koleos, os preços devem ficar na faixa de R$ 250 mil. Com esse posicionamento, o SUV híbrido da Renault buscará atrair consumidores interessados em um veículo de porte generoso, com tecnologia híbrida e acabamento sofisticado.

Veja mais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.