Renault abandona a Rússia e fábricas serão estatizadas

Renault abandona a Rússia e fábricas serão estatizadas
Fábrica da Renault passa a ser propriedade da prefeitura de Moscou

Groupe Renault vende de 100% de sua participação na Rússia e de suas ações na AvtoVAZ, fabricante do Lada Niva. Franceses poderão voltar no futuro

Em decisão drástica, o Renault Group decidiu abandonar seus negócios na Rússia, o que inclui a cessão de suas fábricas e da marca AvtoVAZ para o governo do país. A medida ocorre enquanto a Rússia trava guerra contra a Ucrânia. Várias montadoras de veículos, assim como multinacionais ocidentais, tomaram decisão semelhante. Contudo, para a Renault o caso era amais delicado, pois ele possuía fábricas e era a controladora da AvtoVAZ, conhecida pelos brasileiros com a marca Lada.

Nessa segunda (16), o  Conselho de Administração do Renault Group aprovou por unanimidade a assinatura para vender 100% da participação do Renault Group na Renault Rússia para a cidade de Moscou e sua participação de 67,69% na AVTOVAZ para o NAMI (Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores), uma empresa pública ligada ao ministério da Tecnologia. Todas as medidas já têm efeitos imediatos.

300x250

Leia também:
Confira a Renault Oroch 2023
TESTE Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023
Mercedes ganha certificado para direção autônoma nível 3

Curiosamente, o acordo prevê uma opção de recompra da AvtoVAZ pela Renault. Os franceses têm até seis anos para acionar o dispositivo. Essa saída abrupta ainda será analisada nos resultados do primeiro semestre de 2022. O valor dos negócios da Renault na Rússia são avaliados em 2.195 milhões de euros, conforme balanço de  31 de dezembro de 2021, este item equivalia a

“Hoje, chegamos a uma deliberação difícil, mas necessária. Estamos tomando uma decisão responsável em relação aos nossos 45 mil funcionários na Rússia, ao mesmo tempo em que protegemos a performance do Grupo e nossa capacidade de voltar ao país no futuro, em um contexto diferente. Tenho confiança na capacidade do Renault Group de acelerar ainda mais sua transformação e superar seus objetivos de médio prazo”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

Lada Niva Vision: nova geração do Niva é abortada com saída da Renault

O Renault Group vai promover um  Capital Market Day o quarto trimestre de 2022 para apresentar uma atualização destas perspectivas financeiras e sua estratégia após essa mudança. A Renault tinha planos de investimentos na Rússia, inclusive com o lançamento de uma nova geração do icônico Lada Niva. Agora, o Renault Groupe permanece com as marcas Renault, Dacia, Alpine e Mobilize e negócios em 130 países.

 

O que acontecerá com a fábrica da Renault na Rússia?

A Renault possui uma fábrica em Moscou, que agora torna-se propriedade do governo da capital russa. O prefeito, Sergei Sobyanin, declarou que vai tentar manter os empregos e pretende reotmar a produção de caros da marca Moskvich, da época da URSS. Por outro lado, o político declarou que a planta vai produzir, nesse primeiro momento, modelos a combustào, mas fará a transição para elétricos.

“O proprietário estrangeiro decidiu fechar a fábrica da Renault Moscou. É um direito dele, mas não podemos permitir que milhares de trabalhadores fiquem sem trabalho. Tentaremos manter a maior parte da equipe trabalhando diretamente na fábrica e seus indiretos. A KamAZ se tornará o principal parceiro tecnológico da planta ”, afirmou Sobyanin em comunicado.

 

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br