Renault 5, releitura elétrica do lendário “Cinco”

Renault 5, releitura elétrica do lendário “Cinco”

Renault apresenta releitura elétrica do lendário “Cinco”

O automóvel é um produto industrial que, ao contrário de outras manufaturas, tem alma própria. Não são todos, obviamente. Mas há carros que se tornam lendas, por suas conquistas nas pistas, por seu desempenho, como se fossem atletas ou personalidades. Daí, quando saem de linha se tornam objetos de colecionadores. Assim, cada volta, cada encontro numa rua se torna um momento mágico.

Renault 5 surgiu no início da década de 1970

 

Entre os carros que carregam essa espiritualidade, está o Renault 5, carro que surgiu no início da década de 1970, como opção acessível para o mercado europeu. Era um carrinho que concorria com Ford Escort, Volkswagen Golf, Peugeot 104, Fiat 126, Austin Mini, dentre outros pequeninos do Velho Mundo.

Mas o “Cinco” não escreveu seu nome na história por ser um carrinho popular que perambulava pelas vielas europeias. Sua história se fez no rali. Mas precisamente no temível Grupo B da FIA. A Renault espremeu uma unidade 2.2 turbo de 350, sobre o eixo traseiro, alargou a carroceria e criou uma criatura indomável chamada de Renault 5 Maxi Turbo.

Agora, a Renault apresenta o Renault 5 Concept. Um estudo futurista e extremamente excitante, que resgata a essência de seu antepassado. Trata-se de um projeto que poderá resultar num novo elétrico da marca, que hoje já conta com o Zoe, que é comercializado no Brasil.

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Mas diferentemente do atual modelo em linha (que é bastante simpático, diga-se de passagem), o “novo” Renault 5 tem uma pegada mais agressiva. Uma mescla de saudosismo com modernidade.

“O design do Renault 5 Prototype é baseado no R5, um modelo de culto à nossa herança. Este protótipo simplesmente incorpora a modernidade, um veículo relevante para a sua época: urbano, elétrico, atraente”, explica o diretor de Design da Renault, Gilles Vidal.

E não é para menos, o Renault 5 é, ao lado do Alpine A110 e Clio V6, um dos carros mais emblemáticos da marca francesa. Inclusive, vale lembrar que o próprio Clio V6, da década de 1990, foi desenvolvido com base no Maxi Turbo, com seu motor removido do cofre para ficar alojado atrás do banco do motorista.

No caso do conceito, por ser elétrico, a Renault pode brincar e instalar uma pequena unidade para cada eixo, fazendo dele um carro de tração integral, ou também permitindo que se tenha tração traseira ou dianteira. No entanto, a marca faz mistério sobre o que há debaixo da silhueta do carrinho.

Cheio de referências com o modelo original, no lugar da saída de ar sobre o capô, agora há o ponto de recarga. Os para-lamas alargados foram herdados do modelo de competição.

Por dentro, a Renault não divulgou muita coisa. O que se vê é que o quadro de instrumentos é destacado sobre o painel e tem tela translúcida. Uma solução interessante em que permite perfeita visão da instrumentação sem tirar os olhos da estrada, fazendo as vezes do Head-Up Display (HUD) presente em modelos de luxo.

Agora é saber se a Renault vai levar o projeto adiante, ou se será apenas mais um sonho de verão.


Fotos: Divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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