Regime de gente grande

Novo Audi Q7

A última novidade da Audi aqui no Brasil, não é tão novidade assim. É o novo Q7 que foi lançado em janeiro do ano passado durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, mas que só chegou por estas bandas agora. Completamente renovado, o maior SUV da Audi foi um dos primeiros a usar a nova identidade visual da marca, com uma grande grade hexagonal e linhas mais angulosas. Novo de ponta a ponta, aumentou o espaço interno, diminuiu por fora e, acredite, emagreceu nada menos do que 325 quilos! Um regime e tanto em relação ao modelo anterior, detalhe que beneficia desempenho, diminui o consumo e polui menos. Só o preço aqui é que continua gordo: a partir de R$ 399.990 na versão Ambition, a única a ser importada.

Equipado com a tração integral permanente quattro, associada a um câmbio automático Tiptronic de 8 marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI, com compressor e injeção direta de combustível, o grandalhão consegue acelerar de 0 a 100 km/h em poucos 6,1 segundos. E chega aos 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. Além disso, permite uma economia de 28% no consumo de combustível, em relação ao antigo, graças a várias novas tecnologias aplicadas, como redução de atritos internos, uma embreagem eletromagnética que corta o compressor em cargas abaixo de 250 Nm e até um sistema start/stop inteligente, que desliga o motor antecipadamente, antes que a parada seja completa.

Entre as novidades do novo Q7, o painel digital configurável e head-up display, que projeta no parabrisa, à altura dos olhos do motorista, as informações mais importantes sem que ele tenha que desviar os olhos da via.

Com revestimento em couro, ele tem lugar para cinco adultos. Opcionalmente, pode ser equipado com a terceira fileira, ampliando para sete o número de lugares. Interessante é que o encosto de todos os bancos da 2ª e 3ª fileira tem o encosto regulável, além de terem a possibilidade da instalação de fixação pelo sistema Isofix de cadeirinhas infantis. Um ar-condicionado automático, com quatro zonas independentes, garante o bem estar a bordo. Todo o ambiente é iluminado por LEDs e o porta-malas é tamanho família. Quando os sete lugares são ocupados, a capacidade é de 295 litros de bagagem. Com cinco, sobe para 890 e, rebatendo-se também a segunda fileira, vira praticamente um furgão com 2.075 litros disponíveis.

Para que ninguém fique “desconectado”, o Q7 pode ser equipado com o Audi Connect, um hot spot Wi-Fi integrado que permite aos passageiros navegarem e trocarem e-mails com seus celulares. E para quem curte realmente um bom som, tem a opção do sistema Bose 3D, que é composto de um amplificador de 558 watts com 15 canais, usa 19 alto-falantes e, através de um inovador algoritmo, cria um palco sonoro virtual, dando às pessoas a sensação de estarem de frente a um palco.

No campo da assistência ao motorista, ele pode ser equipado, opcionalmente, com o assistente de visão noturna, que detecta e exibe no cockpit virtual do motorista, a imagem de animais ou pessoas a uma distancia de 100 metros. A cereja do bolo, porém, é o eixo traseiro dinâmico, também opcional, que torna as quatro rodas direcionais. O sistema instalado no eixo traseiro, atua por meio de um comando elétrico e duas barras de direção que viram as rodas traseiras em até 5 graus. Em velocidades entre 5 e 15 km/h, elas viram na direção oposta, deixando o SUV mais ágil. O diâmetro de giro também fica 1 metro menor, facilitando a vida do motorista nas manobras. Em velocidades maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus, melhorando a resposta ao volante e aumentando a estabilidade em manobras evasivas, como uma mudança rápida de faixa.

Como você vê, se a sua conta no banco for gorda, dá para ter um carrão e tanto!

Equipamentos de série, opcionais e ficha técnica – Audi Q7

 

Fotos: divulgação Audi

 

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