Recarga de baterias, agora mais rápida

Recarga de baterias, agora mais rápida
ProEXR File Description =Attributes= channels (chlist) compression (compression): Zip16 dataWindow (box2i): [0, 0, 5399, 2699] displayWindow (box2i): [0, 0, 5399, 2699] lineOrder (lineOrder): Increasing Y pixelAspectRatio (float): 1 screenWindowCenter (v2f): [0, 0] screenWindowWidth (float): 1 type (string): "scanlineimage" =Channels= B (float) G (float) Grass.blue (float) Grass.green (float) Grass.red (float) Hintergrund.blue (float) Hintergrund.green (float) Hintergrund.red (float) R (float) alpha.blue (float) alpha.green (float) alpha.red (float)

Um dos empecilhos na adoção em massa de carros elétricos é o tempo de recarga de baterias. Esse desafio sempre está entre os difíceis de superar e, agora, ocorre pequena evolução. A suíço-sueca ABB, focada em energia e automação, anunciou um novo supercarregador batizado de Terra 360. Pode atender quatro veículos simultaneamente com potência constante de 360 kW, diminuindo filas de espera. Significa 100 km de alcance a cada três minutos de recarga e até quinze minutos para completar a operação, dependendo do nível da bateria.

O supercarregador chega em países da Europa no fim deste ano e no resto do mundo em 2022. A empresa não revelou os custos do equipamento e de instalação que costumam ser altos. Os quinze minutos ainda parecem muito frente a quatro ou cinco minutos para abastecer 50 litros de um tanque de carro comum. Não se sabe quando se alcançará a equivalência de tempo, futuramente.

O novo equipamento não foi projetado para uso doméstico. Outras ressalvas: a fim de preservar a vida útil das atuais baterias de íons de lítio o ideal é recarregar entre 20% e 80%; tempo de recarga proporcionalmente bem maior entre 80% e 100% do que entre 0% e 80%; condições climáticas de muito frio ou muito calor influenciam. Os custos de reciclagem em massa ainda estão por definir. Também se desconhece quanto os preços de lítio, cobalto e cobre subirão com o aumento de demanda por baterias.

Embora existam previsões de diminuição de custos dos veículos elétricos (VE), um estudo recente da Jato Dynamics revelou que nos últimos 10 anos o tíquete médio de venda subiu 28%, na União Europeia e 38%, nos EUA. Na China, ao contrário, os VE ficaram 47% mais baratos no mesmo período em razão de estímulos governamentais e a proliferação de modelos subcompactos, mais em conta, para uso urbano.

Como baterias acrescentam de 400 kg a 600 kg à massa de um carro, ainda não está claro o impacto sobre a durabilidade de pneus e elementos de suspensão, apesar de gastos com pastilhas e discos de freio bem menores. O chamado custo total de propriedade ainda está sujeito ao futuro preço da eletricidade que, na verdade, ninguém sabe quanto será.

Outra dúvida é o modo dos governos transferirem os impostos sobre combustíveis líquidos que geram valores elevadíssimos, principalmente na Europa. Algumas cidades nos EUA criaram taxas simbólicas de manutenção de rodovias sobre carros elétricos a fim de compensar parte da arrecadação perdida com a gasolina. Desconsiderar essa realidade parece pouco prudente, pois a conta vai chegar.

Enquanto isso, novos investimentos continuam a ser anunciados e prazos otimistas revelados por grandes grupos automobilísticos em resposta, principalmente, ao posicionamento de países europeus. Nos EUA, a Ford revelou semana passada que investirá US$ 11 bilhões (R$ 60 bilhões) em duas fábricas, de baterias e picapes, embora o governo americano não tenha estabelecido metas.

O ex-presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, estimou em até 60% a participação de elétricos e híbridos plugáveis nas vendas totais, em 2030, na Europa, China e EUA. Para América do Sul entre 15% e 25%, ficando o Brasil mais perto do primeiro porcentual por sua extensão territorial.

 

ALTA RODA

 

ESCASSEZ de semicondutores dificulta as previsões da Anfavea para este último trimestre do ano. Em relação a 2020, as vendas totais em 2021 podem variar entre menos 1% e mais 3%. Na melhor hipótese atingiriam 2,118 milhões de veículos leves e pesados. A produção crescerá entre 6% e 10% para atender compromissos de exportação. A situação reflete o panorama mundial de escassez de chips. Consultoria IHS estima que só em 2024 a produção mundial de veículos voltará ao nível do ano recorde de 2017.

PEUGEOT vem recuperando participação de mercado. Uma das razões é a evolução no nível de equipamentos e qualidade percebida do 3008 GT Pack que beneficia a imagem da marca. O SUV médio importado da França agrada pelo espaço interno, piso traseiro plano, quadro de instrumentos digital e porta-malas de 591 litros. Dirigibilidade boa, mas os 1.375 kg exigiriam algo mais de potência do que os 165 cv (só gasolina). Preço: R$ 270.521.

PORSCHE escolheu o recém-chegado Taycan Cross Turismo (R$ 685.000), crossover de sedã e perua de balanço traseiro bem curto, para a primeira expedição de longa duração de um modelo elétrico pelo País. Em 26 dias, percorrerá 9.000 km de Foz do Iguaçu (PR) a Jericoacoara (CE). Previsão de chegada em 31 de outubro. O planejamento previu instalação de postos de recarga rápida em hotéis e pousadas. O Cross Turismo entrega entre 380 cv e 476 cv (overboost no controle de largada).

CAOA CHERY começa a vender, esta semana, Arrizo 6 Pro por R$ 134.990 (período de lançamento). Taxa de financiamento e seguro serão subsidiados, inicialmente. O sedã conviverá com a versão GSX (intermediária) que não recebeu a nova grade dianteira nem faróis e lanternas traseiras em LED. Rodas de liga leve de 17 pol. também são exclusivas da versão de topo.

____________________________________________________________

Coluna Fernando Calmon nº 1.171

www.fernandocalmon.com.br

 

 


 

Fernando Calmon é engenheiro e jornalista especializado desde 1967.
Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

 


 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Fernando Calmon

Fernando Calmon

Fernando Calmon é engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br