Suspensão elevada e pneus mistos dos SUVs merecem atenção ao dirigir e na hora da manutenção. Confira algumas dicas para seu ‘jipinho’
Se existe um segmento que está cada vez mais em alta, é dos veículos utilitários esportivos, os SUVs. Enquanto peruas, minivans e até sedãs médios têm virado carros de nicho, os “jipinhos” viraram os queridinhos de muita gente. Só para ter ideia, no primeiro semestre de 2022, os modelos chegaram a 46,51% de participação no mercado brasileiro, segundo números da Fenabrave.
Maior espaço para passageiros e carga, posição elevada de dirigir e melhor capacidade para transitar em terrenos irregulares têm sito o chamariz para que muitos consumidores troquem os carros de passeio pelos SUVs. Porém, o que muita gente esquece é que esses veículos demandam de cuidados especiais, inclusive com gastos maiores na manutenção.
Originalmente projetados para uso off-road, os SUVs contam com uma suspensão mais robusta. Mesmo os modelos mais urbanos e sem tração integral compartilham de alguns elementos no sistema. Por conta disso, alguns motoristas podem achar que são veículos que encaram qualquer buraco, mas não é verdade.
A recomendação de especialistas é evitar buracos e desníveis de pista ao rodar, pois tais falhas podem prejudicar a suspensão. Sinais como vibração no volante, instabilidades excessivas na direção, dificuldade nas curvas e nas freadas podem indicar algum problema.
“Determinados modelos realmente vêm preparados para enfrentar trechos ‘fora de estrada’, mas a grande maioria deles não está pronta para isso. Conhecer os sinais de que o carro nos dá e estar em dia com as revisões e manutenções podem evitar problemas e gastos desnecessários”, recomenda Emerson Salles, responsável pela Engenharia da DPaschoal.
Pneus e estabilidade dos SUVs
A grande maioria dos SUVs vem equipada com pneus de uso misto e de alta performance. Outros, com vocação mais aventureira, contam com pneus lameiros. Comum a ambos, são compostos maiores e mais caros que os de automóveis de passeio. E esse custo extra, acaba passado batido na hora da aquisição do utilitário.
Para evitar desgaste prematuro e prejuízo, vale a recomendação de realizar alinhamento e balanceamento periódico com os pneus do SUV. O ideal é realizar ao menos a cada 5 mil quilômetros rodados, mas no caso de realizar uma viagem e superar obstáculos, é interessante realizar o procedimento logo em seguida.
Outro cuidado especial com os SUVs diz respeito ao modo de dirigir. Como eles têm pneus de uso misto e contam com suspensão mais elevada, o centro de gravidade é mais alto. Logo a estabilidade é menor. Assim, o recomendado é comprar um modelo que ofereça o um sistema eletrônico de estabilidade. E claro, tomar mais atenção nas curvas, evitando excesso de velocidade.