Quattro: A revolução das quatro argolas
Automóveis com tração nas quatro rodas não são uma novidade na indústria do automóvel, mas eram relegadas a veículos utilitários. Até 1980, o sistema tinha como base o uso da caixa de transferência para engatar o eixo dianteiro do veículo e auxiliar na tração das rodas traseiras. Mas um belo dia, os engenheiros da Audi, que utilizam carros com tração dianteira, tiveram a feliz ideia de construir um esportivo que tivesse tração nas quatro rodas, porém de forma permanente.
Depois de muito matutarem chegaram a um sistema integral que foi batizado de quattro (4 em italiano). Isso mesmo, com a letra “q” minúscula. A aplicação do sistema se deu num cupê que se baseava no Audi 80 e foi batizado de Quattro.
Para entregar vigor ao engenhoso sistema de tração que colocava o cupê sobre trilhos, a Audi instalou uma unidade cinco cilindros 2.1 litros de 200 cv e 28,5 mkgf de torque. Era o suficiente para fazer dele um dos esportivos mais interessantes de 1980.
Todo terreno
O Quattro era um carro lindo, com desenho arrojado faróis que aqui inspiraram modelos da prima pobre Volkswagen, como Gol e Passat. Ele se destacava pela coluna C larga, que aumentava sua esportividade. E não demorou para ele ir para em competições.
Com o regulamento do Grupo B da FIA, que foi a modalidade mais insana que a Federação Internacional do Automóvel já aprovou, a Audi resolveu criar uma derivação diabólica para correr na categoria e desenvolveu o Sport Quattro em 1984.
Em 1985 a Audi mexeu novamente no carro. Ajustes no turbocompressor, reduziu o retardo (turbo lag) e permitiu elevar a potência para 507 cv, o que lhe garantiu o segundo lugar no campeonato de construtores e de pilotos daquele ano.
Dois anos depois, o carro foi inscrito para participar da subida de montanha de Pikes Peak, nos Estados Unidos. Com um kit aerodinâmico com imensas asas na traseira e abaixo do para-choque, o carro teve a potência elevada para 600 cv. O carro foi pilotado pelo bicampeão do WRC, Walter Röhrl, que venceu a prova com o tempo de 10m47s850.
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
✅ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.
Siga-nos nas redes sociais:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi