Primeiro SUV em 75 anos de história da marca, tem motor V12 de 725 cavalos. Ferrari Purosangue apresenta design e tecnologia inéditos
A marca do cavalo rampante revelou nesta terça um modelo que tem tudo para causar polêmica para os puristas e fila nas lojas para os entusiastas abonados: a nova Ferrari Purosangue 2023. Trata-se do primeiro SUV na história de 75 anos da montadora italiana.
Oficialmente, a Ferrari afirma que a Purosangue não é um SUV propriamente dito. Prefere dizer que é o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares. Até então, só havia feito modelos com configuração 2+2 (dois bancos dianteiros e dois traseiros menores).
No caso da Purosangue, a Ferrari declara que o modelo tem layout e proporção diferentes dos SUV modernos. O lançamento possui um motor montado no meio da frente com a caixa de câmbio na traseira para criar um layout de transmissão esportivo. Já a Unidade de Transferência de Potência (PTU) é acoplada na frente do motor para fornecer uma transmissão 4×4 exclusiva. Logo, o modelo tem distribuição de peso de 49/51.
LEIA TAMBÉM:
Ferrari SF90 Spider estreia por R$ 8,4 milhões
Ferrari lança Testa Rossa em escala
Delta Integrale acelerava mais que Ferrari
Ferrari apresenta Daytona SP3
A Purosangue é o único modelo nessa nessa proporção a ostentar um motor V12 naturalmente aspirado montado no meio da frente. É o bloco F140IA 6.5 litros com 725 cv e 716 Nm que garante uma trilha sonora exclusiva. Segundo a marca, 80% está disponível mesmo em baixas rotações. Ele é acoplado com uma nova transmissão automatizada de dupla embreagem de oito marchas. Segundo a Ferrari, a nova Purosangue faz de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos e 0 a 200 km/h em 10,6 s.
Além do visual SUV, a Purosangue oferece outra novidade. É o primeiro modelo com o novo sistema de suspensão ativa da Ferrari. Ele combina o acionamento do motor elétrico com um amortecedor hidráulico de alta precisão em um sistema totalmente integrado. A marca afirma que as rodas podem ser controladas com maior precisão e força do que os sistemas adaptativos ou semiativos tradicionais.
A Ferrari Purosangue tem comprimento de 4,97 metros, largura de 2,02 metros e altura de 1,58 m. A distância entre eixos é de 3,01 metros. O porta-malas leva 473 litros, o maior já visto num modelo da marca!
O chassi é completamente novo e feito com alumínio e aço de ultra resistência, além do teto em fibra de carbono para reduzir o peso e baixar o centro de gravidade. O SUV tem portas traseiras do tipo “suicidas” para manter o carro mais compacto possível. São quatro assentos elétricos e intenso uso de materiais nobres e o sistema de áudio Burmester.