A oitava edição do Prêmio UOL Carros, realizada na última segunda-feira em São Paulo, foi um evento que celebrou os principais avanços e inovações da indústria automotiva em 2024. Apresentado por Letícia Datena e Jorge Moraes, o evento reuniu jornalistas e influenciadores digitais especializados, dentre os quais Camila Camanzi do Carros com Camanzi, que formaram o júri responsável por escolher os vencedores em 17 categorias distintas. Este ano, a competição foi acirrada, refletindo um mercado em rápida evolução e repleto de novidades tecnológicas.
Hyundai Creta: O Grande Destaque do Ano
O Hyundai Creta foi coroado como o Destaque do Ano, após uma disputa apertada contra o Renault Kardian. O novo Creta, lançado em outubro, surpreendeu com um design atualizado e mais agressivo, características que o tornaram o SUV compacto mais potente do mercado. A Hyundai introduziu um motor 1.6 turbo de 193 cv, substituindo o antigo 2.0 aspirado, além de integrar um novo painel de instrumentos e central multimídia com telas de 10,25 polegadas.
BYD: Montadora do Ano e Expansão Agressiva no Brasil
A BYD, montadora chinesa, conquistou o título de Montadora do Ano pelo segundo ano consecutivo. Com dez lançamentos em 2024, incluindo a picape híbrida Shark e o sedã King, a BYD alcançou um impressionante top-10 em vendas, com quase 60 mil veículos emplacados. A empresa está expandindo sua presença com a inauguração de um complexo industrial em Camaçari, Bahia, que começará a produzir o SUV Song Pro.
Ciro Possobom: Executivo do Ano pela Volkswagen
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, foi reconhecido como Executivo do Ano. Desde 2019 na liderança, Possobom anunciou um investimento de R$ 16 bilhões no país para desenvolver novos modelos e motores. Sob sua gestão, a Volkswagen consolidou sua posição de liderança com o Polo e o T-Cross como os veículos mais vendidos. Além disso, Possobom confirmou o retorno do Golf GTI ao Brasil e a introdução do Nivus GTS, reforçando a estratégia de crescimento da marca.
Peugeot 208 e Outros Premiados
O Peugeot 208 foi novamente premiado na categoria Compacto, graças a seu design atualizado e a reintrodução da versão GT. O modelo agora alinha-se à estética europeia, com uma grade maior e assinatura de LED que imita a garra do leão.
Na categoria de SUVs médios, o Toyota Corolla Cross foi vitorioso após uma reestilização significativa que incluiu mudanças na dianteira e melhorias no interior.
O Audi Q8 conquistou a categoria SUV Premium, superando o Porsche Cayenne. Com uma reestilização que trouxe novos faróis, lanternas e equipamentos de série, o Q8 reforçou a posição da Audi no segmento de luxo.
Elétricos e Híbridos
O Volvo EX30 foi premiado na categoria Elétrico, destacando-se por seu design moderno e tecnologia avançada.
Entre os híbridos, o GWM Haval H6 manteve sua liderança com a nova versão PHEV19, enquanto o BMW Série 5 530e M Sport foi reconhecido como o melhor Híbrido Premium.
Picapes e Esportivos: Ford se Destaca
A Ford reafirmou sua liderança nas categorias de picapes, com a Ranger e a Ranger Raptor conquistando os prêmios de Picape Média e Picape Premium, respectivamente.
Por fim, a Ford destacou-se também na categoria esportivos, com o Ford Mustang que, em sua sétima geração, quebrou o domínio da Porsche na categoria de esportivos, mantendo o renomado motor V8 5.0.
Confira todos os Vencedores em cada Categoria
- Destaque do Ano: Hyundai Creta
- Montadora do Ano: BYD
- Executivo do Ano: Ciro Possobom (Volkswagen)
- Compacto: Peugeot 208
- Sedã: BYD King
- SUV Compacto: Hyundai Creta
- SUV Médio: Toyota Corolla Cross
- SUV Premium: Audi Q8
- Carros de 7 a 8 Lugares: Caoa Chery Tiggo 8
- Elétrico: Volvo EX30
- Elétrico Premium: Audi Q6 e-tron
- Híbrido: GWM Haval H6
- Híbrido Premium: BMW Série 5 530e M Sport
- Picape Compacta/Intermediária: Ram Rampage
- Picape Média: Ford Ranger
- Picape Premium: Ford Ranger Raptor
- Esportivo: Ford Mustang
Veja também:
- JAC Lança Picape HUNTER com Destaque em Custo-Benefício
- Em Meio a Denúncias de Maus-Tratos, BYD Anuncia Criação de Novos Empregos na Bahia
- Carlos Tavares, CEO da Stellantis deixa o Cargo