Pra que serve o óleo do motor?

Pra que serve o óleo do motor?

Que a troca do óleo do motor e do filtro do óleo são coisas obrigatórias em um carro, todo dono de automóvel sabe né? Mas vocês sabem por que é importante fazer essa troca, qual o óleo correto e como ele deve ser trocado?

Vem que a gente te conta em mais um ABC do Automóvel:

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“O óleo é o responsável direto pela lubrificação e bom funcionamento do motor, evitando o atrito entre as peças móveis e, como consequência, o desgaste entre elas. Simplificando: quanto melhor a lubrificação, maior a durabilidade do motor. O importante é que sem lubrificação, ou uma lubrificação deficiente, o motor pode até travar, o que popularmente é conhecido como “motor fundido”. Além disso, o óleo lubrificante também tem outra função importante: a de ajudar a manter a temperatura do motor em níveis ideais, o que faz com que seja necessário verificar o nível de óleo no cárter está correto, pelo menos a cada 500 quilômetros, para que o óleo, caso esteja em menor quantidade, não aqueça além das temperaturas ideais de funcionamento. É bom lembrar que o consumo de óleo de um motor de 1 litro a cada 5.000 quilômetros é considerado normal e que, se notada a falta de óleo, deve ser completado com o mesmo óleo que está sendo usado no motor, evitando assim o possível conflito de alguns aditivos usados nos óleos, que variam de marca para marca.

É importante saber também que o óleo tem vida prescrita para que mantenha suas qualidades originais de lubrificação. Coisa que foi definida pelo fabricante do veículo, ao recomendar as trocas após determinada quilometragem ou tempo. E esse é um detalhe que varia de modelo pra modelo. Então tem sim que ler o manual do proprietário pra fazer a troca da forma correta.

Já o filtro de óleo, que também deve ser substituído a cada troca de óleo, é um elemento importante para filtrar e reter as impurezas que podem surgir pelo normal funcionamento do motor, provenientes da queima do combustível. Impurezas essas que são liberadas graças aos aditivos presentes na composição do óleo lubrificante. Resumindo, o óleo ajuda também na limpeza interna do motor.

Outro detalhe que deve ser levado em conta para o melhor funcionamento do seu carro, é saber o que é uso severo. Muitas pessoas acham que andar muito na estrada é uso severo, mas é exatamente o contrário. Na estrada, por causa da velocidade, o motor está em seu melhor ritmo de funcionamento e temperatura. Andar muito na cidade no trânsito congestionado, ou ligar e desligar o carro em trechos curtos e com um grande intervalo de tempo, faz com que a temperatura do motor não alcance seu nível ideal de funcionamento, ou trabalhe no limite máximo pela falta da ventilação natural com carro parado. Ou seja, faz com que o desgaste do óleo seja maior. Ou, ainda, claro, andar constantemente em estradas de terra, já que a chance de a poeira contaminar o óleo é grande.

Com o uso severo, normalmente é preciso trocar o óleo do motor na metade do tempo recomendado para a troca. Por isso é necessário a escolha de um óleo lubrificante de qualidade pois além de aumentar a vida útil do motor, uma lubrificação eficiente também colabora na economia de combustível.

Mas tem mais uma coisa que é importantíssima: a especificação correta do óleo para o motor do seu carro. Não! Não pode usar qualquer óleo! Os óleos lubrificantes sofreram uma evolução muito grande nos últimos tempos, mas se for colocado um óleo de especificação diferente, a lubrificação do motor pode ficar comprometida e, claro, causar danos que podem chegar a travar o motor. Como saber? Também está descrito no manual do proprietário e, claro, no rótulo da embalagem do óleo. São o API e o SAE.

O SAE, sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos é o que define a viscosidade do óleo e é expressa em números. Quanto maior o número, maior a viscosidade. Ou seja, um óleo SAE 30 é mais viscoso que um SAE 20. Importante saber também que hoje os fabricantes usam lubrificantes com multiviscosidade. Ou seja, em baixas temperaturas tem um grau de viscosidade menor do que em altas temperaturas, pois o principal influenciador da viscosidade do óleo é a temperatura. E, nesse caso, a classificação é feita por dois números separados pela letra W. Exemplo, um lubrificante 5W30 tem viscosidade SAE 5W em baixas temperaturas e SAE 30 na temperatura normal de funcionamento do motor.

Já a performance do óleo e de sua tecnologia mais nova ou antiga, é estabelecida pela sigla API seguida de duas letras, onde a segunda letra acompanha o alfabeto. Assim o óleo com a especificação API SP é superior ao API SJ, por exemplo. No caso, usar um óleo com a especificação SAE recomendada pelo fabricante, porém com um API superior ao indicado, não traz problemas ao motor, pelo contrário.

Outra preocupação deve ser com a natureza do óleo, também especificado no manual do proprietário: mineral, semissintético (ou de base sintética) ou sintético. Nesse caso, se indicado um óleo mineral, usar um semissintético ou sintético, não traz prejuízos ao motor e as trocas devem ser feitas nos prazos recomendados. Porém, não é aconselhável fazer é ao contrário. Ou seja, não use um óleo mineral se a indicação for um sintético.

Mas agora você deve estar pensando: “beleza, entendi. Mas qual óleo deve ser bom e confiável”?

A gente gosta muito dos óleos da Shell, marca bem conhecida né, que têm mais de 100 anos no Brasil e é líder mundial na venda de lubrificantes. E esse que a gente mostrou aqui no vídeo é o Shell Helix Ultra, que é um lançamento da marca inclusive e que vocês já conseguem encontrar facilmente em oficinas, postos de combustíveis Shell, além de pontos de venda e troca de óleo. Ele tem a API SP, que como a gente explicou, é um óleo moderno e o SAE é 5W 30, então tem um ótimo desempenho em baixas e em altas temperaturas.

Uma coisa muito legal da Shell e que me chamou atenção, é que tanto o óleo usado, quanto as embalagens da marca são recicláveis. Porque o óleo usado é extremamente prejudicial pro meio ambiente. Então não joguem fora, é só entregar em um posto de serviço ou de coleta autorizado. A marca também tem a exclusiva tecnologia PurePlus, que transforma gás natural num óleo praticamente livre de impurezas, que aliada à Tecnologia de Limpeza Ativa permite que Shell Helix Ultra forneça níveis ainda mais altos de limpeza e proteção.

Eles também criaram um site bem legal pra facilitar nossa vida que é o qualooleodomeucarro.com.br. Você coloca qual o seu carro e ele diz qual o melhor óleo pra vocês usar. Deixamos o link na descrição pra vocês conferirem.

Bom, tivemos uma aula sobre o óleo do motor hoje hein! Assunto que muita gente não dá a devida atenção. Então já compartilha pra todo mundo ficar sabendo desses cuidados e conta aí nos comentários se ficou mais alguma dúvida.

E não esquece do like né! Grande abraço. Tchau”.

 

*O descarte inadequado de óleo lubrificante usado ou contaminado e de suas embalagens provoca danos à população e ao meio ambiente, podendo contaminar água e solo. O óleo usado e as embalagens são recicláveis. Entregue-os em um posto de serviço ou de coleta autorizado, conforme Resolução CONAMA n º362\2005 e suas alterações vigentes.

Vídeo em parceria com a Shell

 


Texto e apresentação: Camila e Emilio Camanzi
Imagens: Camila Camanzi
Edição: Camila Camanzi

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br