Porsche oferece adesivos de rally clássico para o 911 Dakar

Porsche oferece adesivos de rally clássico  para o 911 Dakar

Pacote de adesivos faz homenagem aos carros clássicos de rally dos anos 1970. Porsche 911 Dakar tem suspensão elevada e 480 cv de potência

Um esportivo que parece ter sido criado para as estradas brasileiras, o Porsche 911 Dakar acaba de ganhar novidades estéticas. A versão off-road do modelo agora pode ser customizada com pacotes opcionais com adesivos inspirados em equipes clássicas de rally da montadora.

O nome da versão é homenagem ao mais famoso rally do mundo, o Dakar, criado em 1984, na época Paris-Dakar. Contudo, a história da Porsche com esse esporte vem muito antes! As primeiras equipes iniciaram na década de 70 e justamente dessa época que a marca oferece a novidade aos seus clientes. Os três novos pacotes exclusivos para o 911 Dakar que replicam o visual dos concorrentes de 1971, 1974 e 1978.

Porsche 911 Dakar tem suspensão 30mm elevada
Porsche 911 Dakar tem suspensão 30mm elevada

Lembrando, o modelo tem altura livre do solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva. E o sistema de elevação, item de série, pode subir a dianteira e a traseira em mais 30 milímetros. Sua altura livre do solo e ângulo de rampa rivalizam com os dos SUVs convencionais.

Leia:
Porsche 718 Cayman GT4 RS chega ao mercado nacional
Porsche Panamera 4S Turbo vira carro funerário

Porsche 918 Spyder vai pagar R$ 578 mil de IPVA

O 911 Dakar tem bloco seis cilindros biturbo de três litros com 480 cv (353 kW) e um torque máximo de 570 Newton-metro oferece desempenho superior com um som boxer convincente. O novo carro esportivo atinge 100 km/h em 3,4 segundos; devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.

Confira os novos pacotes de adesivos para o carro:

Porsche 911 Dakar "Rallye 1971"
Porsche 911 Dakar “Rallye 1971”



Rallye 1971: quinto lugar para a equipe polonesa
Este evento no continente africano desafiou os participantes por mais de 5.000 km através de savanas, cerrados desérticos e terras altas do Quênia e é considerado um dos ralis mais difíceis de todos. A Porsche aceitou o desafio pela primeira vez com uma equipe oficial em 1971. Externamente, os modelos 911 S modificados eram identificáveis apenas pelos decalques pretos simples no capô, nos guarda-lamas dianteiros e nas portas.

O pacote de adesivos Rallye 1971 definido para o 911 Dakar revisita este design e acrescenta o número de competição 19, que pertenceu ao 911 mais bem sucedido neste rali – um carro que terminou a competição em quinto lugar, conduzido pelos pilotos polacos Sobiesław Zasada e Marian Bień.

Porsche 911 Dakar "Rallye 1974"
Porsche 911 Dakar “Rallye 1974”



Rallye 1974: Björn Waldegård entra na briga
O Rallye africano apresentou etapas incrivelmente longas – em 1974, a corrida foi dividida em três seções de 1.450 a 2.019 quilômetros, que as equipes tiveram que completar em apenas cinco dias. Dos 99 carros inscritos, apenas 16 chegaram à linha de chegada. O campeão sueco de rally Björn Waldegård, que já havia vencido o Rallye Monte Carlo duas vezes em um Porsche, manteve a liderança por um longo tempo ao lado do navegador Hans Thorszelius no 911 Carrera 2.7 RS e iniciou a terceira seção com uma diferença de 36 minutos em segundo lugar. Mas um componente danificado na suspensão custou-lhe 72 minutos e, no final, Waldegård conseguiu terminar em segundo.

A característica dos decalques do patrocinador principal eram as listras azuis que traçavam as linhas dos ombros do carro branco. O pacote atual retoma esse tema, embora com listras mais estreitas e aprimoradas pelo logotipo da Porsche nas bordas inferiores das portas.

Porsche 911 Dakar "Rallye 1978"
Porsche 911 Dakar “Rallye 1978”



Rallye 1978: o lendário design de corrida
Björn Waldegård não havia terminado. Com um dos dois carros 911 SC Grupo 4 construídos sob medida para esse fim, o sueco tentou novamente no Quênia e rapidamente mostrou à competição que estava determinado a vencer. No final, no entanto, o East African Safari Rally se mostraria novamente traiçoeiro: o Porsche de Waldegård sofreu muitos danos, em alguns casos, longe de qualquer posto de reparo. O veloz sueco teve de se contentar com o quarto lugar, enquanto a dupla sul-africana de Vic Preston Jr. e John Lyall ficou em segundo.

Os decalques do patrocinador consistiam em superfícies em forma de onda em laranja e cinza claro e escuro, conhecidos em todo o mundo graças às atividades da Martini Racing Team fundada em 1958. Mais uma vez, os designers da Porsche reinterpretaram respeitosamente os decalques históricos aqui. O número 14 da competição nas portas foi o do segundo colocado Vic Preston Jr.

Todos os conjuntos de decalques estão disponíveis através do programa de personalização Porsche Exclusive Manufaktur. Os conjuntos de decalques Rallye 1971 e Rallye 1974 também podem ser encomendados posteriormente através do programa de acessórios Porsche Tequipment disponível nos Porsche Center.

Porsche 911 Dakar tem suspensão 30mm elevada
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br