Porsche oferece adesivos de rally clássico para o 911 Dakar
Pacote de adesivos faz homenagem aos carros clássicos de rally dos anos 1970. Porsche 911 Dakar tem suspensão elevada e 480 cv de potência
Um esportivo que parece ter sido criado para as estradas brasileiras, o Porsche 911 Dakar acaba de ganhar novidades estéticas. A versão off-road do modelo agora pode ser customizada com pacotes opcionais com adesivos inspirados em equipes clássicas de rally da montadora.
O nome da versão é homenagem ao mais famoso rally do mundo, o Dakar, criado em 1984, na época Paris-Dakar. Contudo, a história da Porsche com esse esporte vem muito antes! As primeiras equipes iniciaram na década de 70 e justamente dessa época que a marca oferece a novidade aos seus clientes. Os três novos pacotes exclusivos para o 911 Dakar que replicam o visual dos concorrentes de 1971, 1974 e 1978.
Lembrando, o modelo tem altura livre do solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva. E o sistema de elevação, item de série, pode subir a dianteira e a traseira em mais 30 milímetros. Sua altura livre do solo e ângulo de rampa rivalizam com os dos SUVs convencionais.
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O 911 Dakar tem bloco seis cilindros biturbo de três litros com 480 cv (353 kW) e um torque máximo de 570 Newton-metro oferece desempenho superior com um som boxer convincente. O novo carro esportivo atinge 100 km/h em 3,4 segundos; devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
Confira os novos pacotes de adesivos para o carro:
Rallye 1971: quinto lugar para a equipe polonesa
Este evento no continente africano desafiou os participantes por mais de 5.000 km através de savanas, cerrados desérticos e terras altas do Quênia e é considerado um dos ralis mais difíceis de todos. A Porsche aceitou o desafio pela primeira vez com uma equipe oficial em 1971. Externamente, os modelos 911 S modificados eram identificáveis apenas pelos decalques pretos simples no capô, nos guarda-lamas dianteiros e nas portas.
O pacote de adesivos Rallye 1971 definido para o 911 Dakar revisita este design e acrescenta o número de competição 19, que pertenceu ao 911 mais bem sucedido neste rali – um carro que terminou a competição em quinto lugar, conduzido pelos pilotos polacos Sobiesław Zasada e Marian Bień.
Rallye 1974: Björn Waldegård entra na briga
O Rallye africano apresentou etapas incrivelmente longas – em 1974, a corrida foi dividida em três seções de 1.450 a 2.019 quilômetros, que as equipes tiveram que completar em apenas cinco dias. Dos 99 carros inscritos, apenas 16 chegaram à linha de chegada. O campeão sueco de rally Björn Waldegård, que já havia vencido o Rallye Monte Carlo duas vezes em um Porsche, manteve a liderança por um longo tempo ao lado do navegador Hans Thorszelius no 911 Carrera 2.7 RS e iniciou a terceira seção com uma diferença de 36 minutos em segundo lugar. Mas um componente danificado na suspensão custou-lhe 72 minutos e, no final, Waldegård conseguiu terminar em segundo.
A característica dos decalques do patrocinador principal eram as listras azuis que traçavam as linhas dos ombros do carro branco. O pacote atual retoma esse tema, embora com listras mais estreitas e aprimoradas pelo logotipo da Porsche nas bordas inferiores das portas.
Rallye 1978: o lendário design de corrida
Björn Waldegård não havia terminado. Com um dos dois carros 911 SC Grupo 4 construídos sob medida para esse fim, o sueco tentou novamente no Quênia e rapidamente mostrou à competição que estava determinado a vencer. No final, no entanto, o East African Safari Rally se mostraria novamente traiçoeiro: o Porsche de Waldegård sofreu muitos danos, em alguns casos, longe de qualquer posto de reparo. O veloz sueco teve de se contentar com o quarto lugar, enquanto a dupla sul-africana de Vic Preston Jr. e John Lyall ficou em segundo.
Os decalques do patrocinador consistiam em superfícies em forma de onda em laranja e cinza claro e escuro, conhecidos em todo o mundo graças às atividades da Martini Racing Team fundada em 1958. Mais uma vez, os designers da Porsche reinterpretaram respeitosamente os decalques históricos aqui. O número 14 da competição nas portas foi o do segundo colocado Vic Preston Jr.
Todos os conjuntos de decalques estão disponíveis através do programa de personalização Porsche Exclusive Manufaktur. Os conjuntos de decalques Rallye 1971 e Rallye 1974 também podem ser encomendados posteriormente através do programa de acessórios Porsche Tequipment disponível nos Porsche Center.