Porsche 718 Cayman GT4 e Spyder: 420 cv nos caçulas de Stuttgart

Porsche 718 Cayman GT4 e Spyder: 420 cv nos caçulas de Stuttgart
No início do ano, a Porsche revelou o novo 718 Cayman GT4 Clubman, que será seu representante nas competições da FIA na categoria GT4. Mas, para atender ao regulamento, a marca precisa de volume de produção numa versão de série. E eis que surge o novo 718 Cayman GT4. O cupê foi renovado e chega à linha 2020 com um novo motor boxer seis cilindros turbo 4.0 de 420 cv e 42 mkgf, herdado do 911. A unidade substitui o antigo 3.8 de 385 cv e deixou o cupê purista ainda mais bravo. Ele é basicamente o carro que será utilizado pela marca nas categorias GT4.

Para se ter uma ideia, esse Cayman tem a mesma potência do primeiro 911 Turbo, com refrigeração líquida, da geração 996, mas num corpinho mais leve e com melhor distribuição de peso. Tudo isso faz dele um monstro que acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atinge a máxima de 304 km/h.

Como se trata de um carro que mescla o uso urbano e diversões em circuito fechado, ele tem acabamento simplificado e pode receber acessórios como santo-antônio e bancos com cintos de quatro pontos. Ele também recebeu novo aerofólio fixo, mas com dimensões menores que a versão que disputara competições da FIA, na categoria GT4.

300x250

Este slideshow necessita de JavaScript.

Spyder

Junto do Cayman anabolizado, a marca também apresenta a linha 2020 do 718 Spyder, que se torna um modelo padrão e não mais uma versão do Boxster. Assim, ele figura como a opção de alto desempenho e mais despojada para a carroceria conversível, em que itens que “pesam” foram suprimidos. Entre eles estão: central multimídia, maçanetas articuladas, além de uso de uma cobertura de tecido mais leve.A Porsche aproveitou o conjunto mecânico do cupê e estendeu ao conversível. Assim, ele recorre à transmissão manual de sete marchas e ao bloco 4.0 de 420 cv. Mesmo aberto, ele acelera de 0 a 100 km/h com o mesmo tempo do GT4 e tem velocidade máxima bem próxima: 301 km/h.

Como de praxe, além da capota de lona menor, o Spyder se diferencia do Boxster pela carenagem, com suas corcovas que avançam mais sobre o habitáculo, como no 911 Speedster.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br