Por Ignorar Recall, “Airbag Mortal” Faz Oitava Vítima no Brasil

Tragédia em Rio Verde (GO) Reforça Importância de Participação em Recalls

Uma nova fatalidade envolvendo os airbags defeituosos da Takata ocorreu em Rio Verde, Goiás, resultando na morte de Eurides Ferreira Lopes. Durante uma colisão, o airbag do Honda Civic da vítima foi acionado, lançando estilhaços metálicos que perfuraram seu pescoço, segundo a Polícia Científica do Estado de Goiás. Este incidente trágico marca a oitava morte no Brasil associada aos chamados “airbags mortais” da Takata, que têm sido alvo do maior recall da história automotiva mundial.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Qual é o defeito?

O problema com os airbags da Takata reside no insuflador, que, em condições adversas, pode se fragmentar e lançar fragmentos metálicos a uma velocidade de até 320 km/h. O insuflador do veículo de Eurides foi encaminhado para análise pela Polícia Científica do Estado de Goiás, em um esforço para confirmar as causas exatas do acidente.

300x250

Globalmente, estima-se que mais de 100 milhões de veículos tenham sido equipados com o dispositivo defeituoso. No Brasil, aproximadamente 5 milhões de carros foram convocados para substituição do airbag através de campanhas de recall desde 2010, mas apenas metade dos proprietários aderiu, incluindo o veículo envolvido no acidente em Rio Verde, que não foi reparado.

Resposta da Honda

Em posicionamento oficial, a Honda lamentou profundamente o ocorrido. A empresa esclareceu que, até o momento, não tinha conhecimento do ocorrido. De toda forma, pelos dados informados, aparentemente se trata de um veículo envolvido em campanha recall que, embora convocado repetidamente, infelizmente, não compareceu para o reparo.

A Honda continua a convocar proprietários de veículos afetados pelos recalls do insuflador de airbags Takata por diversos meios de contato, inclusive cartas direcionadas aos proprietários, solicitando aos clientes dos modelos envolvidos que levem, com urgência, seus veículos a uma concessionária autorizada para a substituição do insuflador. A Honda ressalta que o reparo é rápido, gratuito e independe de consulta às pendências financeiras, documentação ou impostos. O proprietário pode verificar se seu veículo necessita de reparo no site da montadora. O agendamento pode ser feito pelo mesmo site, pela Central de Atendimento ao Cliente (0800-701-3432) ou em qualquer concessionária Honda Automóveis do país.

Foto: Getty Images

Histórico de Segurança e Recall

Desde 2014, pelo menos 30 mortes e 300 ferimentos foram atribuídos aos airbags defeituosos da Takata no mundo, segundo a agência Reuters. O recall, o maior da indústria automotiva até hoje, foi impulsionado pela descoberta de que o nitrato de amônio usado nos airbags pode se tornar perigoso quando exposto a calor ou umidade prolongados, levando à corrosão de partes metálicas que podem se romper durante a ativação do airbag.

Orientações para Proprietários

Os fabricantes são obrigados a anunciar campanhas de recall através de diversos meios de comunicação, incluindo internet, televisão e rádio. A Honda, assim como outras montadoras, disponibiliza informações sobre veículos envolvidos em recalls em seus sites oficiais, permitindo que os proprietários verifiquem rapidamente se seus veículos necessitam de reparos.

Não deixe de verificar se seu veículo faz parte daqueles chamados para Recall. 

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada