Peugeot revela 9X8 Hypercar para o WEC

Peugeot revela 9X8 Hypercar para o WEC

Já fazem 12 anos que a Peugeot estava longe do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e consequentemente das 24 Horas de Le Mans. Em 2009 o 908 HDi FAP interrompeu a hegemonia da Audi, mas depois se retirou. Agora ela quer voltar às provas de longa duração com o futurista 9X8 Hypercar.

O novo bólido do leão chega prometendo revolucionar conceitos de pilotagem. O protótipo aboliu o aerofólio traseiro. Elemento que é presente nos carros de corridas desde os anos 1960, devido suas propriedades de maior controle direcional em altas velocidades e garantia de manter a carroceria grudada ao chão. Segundo a Peugeot, as formas do bólido foram permitidas pelo novo regulamento da FIA.

300x250

9X8

Na prática a asa traseira funciona de forma contrária à asa de um avião. Numa aeronave, a asa gera força o ar passar por baixo da asa e gera uma zona de baixa presão acima dela. Esse efeito faz com que o avião consiga voar. No caso dos automóveis o efeito o inverso. A asa serve para deixar o carro preso ao chão, permitir que ele desacelere com mais facilidade, e faça curvas mais rápidas.

Por uma questão estratégica, a Peugeot não conta a sua fórmula. Mas é sabido que a ausência do aerofólio tem relação direta com o consumo. Isso porque o arrasto gerado pelo aerofólio gera um grande peso sobre o carro. Ele acaba fazendo mais esforço para manter velocidades elevadas.

E esse esforço se traduz em consumo. Num carro de corridas, significa mais paradas para reabastecimento.

Recortes

9X8

E para garantir os efeitos aerodinâmicos do 9X8, mesmo sem a asa traseira, a Peugeot desenhou diversos elementos que atuam para manter o carro “preso” ao chão, como um coletor frontal, que ajuda a empurrar o eixo dianteiro para baixo, assim como as saídas sobre os para-lamas e também o imenso extrator inferior traseiro, que gera turbulência que faz com que o fluxo sobre o carro pressione a carroceria contra o chão.

Outro recurso do 9X8 é o uso de barbatanas. Esse elemento central melhora o fluxo de ar e contribui para a estabilidade do carro. O novo Peugeot utiliza três barbatanas, uma central e duas nas laterais traseiras.

Motor do 9X8

9X8

Como um carro de corridas moderno, o 9X8 Hypercar é equipado com um motor V6 biturbo 2.6 de 680 cv, montado no eixo traseiro, e uma unidade elétrica de 272 cv, instalada no eixo dianteiro. O V6 é conectado com uma transmissão sequencial de sete marchas. Já o módulo elétrico é alimentado por baterias de 900 volts.

O batismo de fogo do 9X8 ainda vai demorar. O carro fará sua estreia no WEC 2022. Mas sua grande exibição será em junho do ano que vem, quando o leão poderá reeditar a escrita do 908, correndo em casa, nas 24 Horas de Le Mans.

 


Fotos: Peugeot/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br