Peugeot em dose dupla

Novo Peugeot 208

Se o mercado não está lá essas coisas, a ousadia acaba sendo uma boa arma para se destacar. Foi o que a Peugeot fez com o lançamento dos novos Peugeot 208 modelo 2017 e que pode ser chamado de dose dupla: a estreia do novo motor de três cilindros de 1,2 litros e uma nova versão, o Peugeot 208 GT, com motor turbo de 173 cavalos, um verdadeiro hot hatch.

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Mas, vamos aos poucos. Hoje só vamos falar de uma dose: o novo motor de três cilindros, que ela anuncia como o mais econômico do Brasil. O GT fica para amanhã.

Para começar, a Peugeot promoveu uma pequena repaginada no visual de seu compacto premium, mas sem perder o DNA do modelo. A grade agora está mais larga e ganhou um friso cromado em volta; o para-choque dianteiro foi redesenhado, com nova moldura para as luzes de neblina; e os faróis, com máscara negra, também são novos. Ficou mais atual e com um jeito mais agressivo, que agrada. Lateralmente, rodas com novo desenho e na traseira, além do para-choque também redesenhado, as lanternas agora são em LED tridimensionais.

Internamente, as modificações foram bem modestas e se resumem a novos revestimentos. O destaque continua sendo o painel que conta com o exclusivo i-cockpit, um formato que deixa o quadro de instrumentos “por cima” do volante, sugerindo uma postura mais esportiva de dirigir. E, para ficar na moda, ganhou um novo sistema multimídia com tela de 7 polegadas, compatível com os sistemas MirrorLink, AppleCarPlay e o link MyPeugeot que oferece vários serviços ao proprietário.

A cereja do bolo é o novo motor de três cilindros de 1,2 litro de cilindrada, chamado de PureTech, que entrega 90 cavalos de potência e 127 Nm de torque, com etanol, e 84 cavalos e 120 Nm de torque, com gasolina. Moderno, tem quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento separado para bloco e cabeçote, e sistema de partida a frio com aquecimento que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina. Segundo a Peugeot, ele é 25 quilos mais leve, 35% mais econômico e apenas 3 cavalos a menos que o motor 1,5 de quatro cilindros, do atual 208, que deverá ser descontinuado.

Acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, ele irá equipar as versões de entrada do 208. Durante o bom test-drive realizado de Fortaleza à cidade de Aquiraz (*), com trechos de cidade e estrada, ele surpreende, já que tem um bom torque em baixas rotações, permitindo acompanhar o fluxo de trânsito tranquilamente. Na estrada, mesmo com três pessoas a bordo, ar condicionado ligado a “pleno vapor” para enfrentar uma temperatura externa de 38 graus e mantendo as velocidades permitidas, enfrentou subidas sem pedir muitas reduções de marcha. Dá a impressão de ser um motor de maior cilindrada.

Teve até uma brincadeira entre os jornalistas para ver quem era o “mais econômico”, em um trecho de estrada de 15,4 km, aberta ao tráfego normal, com velocidades que iam de 40 a 80 km/h, com subidas fortes, rotatórias e até lombadas. Enfrentei o “desafio” com o ar condicionado desligado, vidros fechados e mais de 40 graus no interior do carro. Mas, depois de 18 minutos, consegui fazer 26,3 km/l no trecho! Tudo bem, era uma prova especial, mas deu para sentir as possibilidades do tricilíndrico da Peugeot.

Os novos modelos deverão estar nas concessionárias a partir do próximo dia 1º de maio. Além das versões “normais” e da GT, para atender um público que não faz questão do desempenho mas curte um visual esportivo, foi criada uma com o nome de Sport, com o motor 1,6 litro aspirado e câmbio manual de cinco marchas (o GT tem manual de 6 marchas). Enfim, não são dos mais baratos, mas quando comparados aos concorrentes em igualdade de equipamentos, na chamada relação custo/benefício, acabam se saindo bem.

 

Preços:

208 Active 1,2 manual                   R$ 48.190

208 Active Pack 1,2 manual         R$ 51.690

208 Allure 1,2 manual                   R$ 54.990

208 Allure 1,6 automático            R$ 59.090

208 Sport 1,6 manual                    R$ 60.890

208 Griffe 1,6 automático             R$ 64.590

208 GT 1,6 THP manual                R$ 78.990

 

(*) O jornalista viajou a convite da Peugeot

 

Fotos: divulgação Peugeot/Pedro Bicudo e Emilio Camanzi

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Ver comentários (5)

  • Olá, Emílio!

    Que bom que encontrei seu blog.
    Gostaria de lhe parabenizar (e agradecer) pela iniciativa, pois estava sentindo falta de seus criteriosos comentários. Desejo muito sucesso e espero que, em breve, possamos acompanhar vídeos de suas análises.

    Um forte abraço.
    Sucesso.

  • Emílio , qual a média que o Peugeot 208 1.2 fez com três pessoas a bordo com ar ligado ? O custo benefício dele vale a pena ?

    • Caro Reginaldo
      Somente andei com o carro durante um test-drive de apresentação, na estrada e sem nenhum parametro de comparação. Mas o Peugeot conseguiu fazer entre 16/17 km/l sem nenhuma preocupação com o consumo, porém obedecendo os limites da estrada. Em um teste que eles fizeram com o Instituto Mauá, com tanque lacrado, foram de São Paulo a Brasilia com um tanque de combustível (e ainda sobrou quando chegou lá), fazendo média de 21 km/l (usando o ar-condicionado e também obedecendo os limites da estrada). Realmente com esse motor o carro ficou economico, mas estou esperando chegar um para avaliação, usando-o dentro dos meus parâmetros para ter uma ideia melhor.
      Um abraço

    • Caro Douglas
      O curso é um pouquinho longo, mas nada que atrapalhe, já que os engates são precisos e macios.
      Abraço

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