Omoda 3: SUV Compacto Será Montado no Brasil

A Omoda Jaecoo confirmou a chegada do Omoda 3 ao mercado brasileiro, um SUV compacto que vem para concorrer no segmento dominado por modelos como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Fiat Pulse e Renault Kardian. Com produção nacional prevista e características que mesclam design arrojado e tecnologia, o novo modelo deve chegar às concessionárias em 2027. 

Design Inspirado e Foco no Público Jovem

Apresentado inicialmente na China como C3, o modelo ganhará o nome de Omoda 3 no Brasil. O SUV exibe linhas que remetem claramente ao Lamborghini Urus, especialmente na dianteira, nos faróis de LED e no desenho geral da carroceria. O capô com frente acentuada e alguns elementos da cabine, como a cobertura vermelha para o botão de partida no console central, também evocam o estilo da marca italiana de supercarros. A traseira segue uma estética semelhante à vista no Omoda 7.

A marca afirma que o design foi inspirado nos “mechas” (robôs gigantes das animações japonesas), particularmente da série Gundam, buscando transmitir a sensação de uma máquina avançada. O apelo jovial está presente em todo o veículo, com influências dos jogos de computador e e-sports. A Omoda Jaecoo busca atrair um público mais jovem e “descolado” com essa proposta.

Interior Tecnológico e Personalizável

Na cabine, o Omoda 3 apresenta o chamado “Starship Cockpit”, em referência a naves espaciais. O interior oferece alto nível de personalização, permitindo customizar tanto o painel de instrumentos quanto o layout da central multimídia, que chega a incorporar até mesmo videogame com controles.

A iluminação ambiente de LED contribui para o aspecto futurista do habitáculo. Outro diferencial é o assistente de voz avançado, que pode responder a perguntas do motorista inclusive quando este está fora do veículo, através de alto-falantes externos.

Motorização Inédita Para o Brasil

Embora a Omoda Jaecoo não tenha divulgado detalhes completos sobre a motorização do novo SUV, informações obtidas junto a fontes próximas ao projeto indicam que o Brasil receberá uma configuração especial. Enquanto o mercado global contará com um motor 1.5 híbrido pleno (HEV), o modelo brasileiro deverá ser equipado com um inédito motor 1.0 turbo.

Estima-se que este propulsor, ainda em desenvolvimento, poderá gerar cerca de 130 cv de potência e será combinado com o mesmo sistema híbrido presente na versão 1.5 turbo do mercado global. A aposta em uma versão híbrida posicionaria o Omoda 3 como um dos híbridos plenos mais acessíveis do país, diferenciando-o da concorrência que tem adotado predominantemente sistemas híbridos leves, menos eficientes em termos de economia de combustível.

Produção Nacional e Estratégia de Preço

A Omoda Jaecoo confirmou que o modelo será montado no Brasil em arranjo CKD (Completely Knocked Down), com componentes importados da China para montagem final em território nacional. Esta estratégia visa economizar espaço no transporte e possivelmente se beneficiar de alíquotas reduzidas de IPI para carros 1.0.

O local de produção ainda não foi definido oficialmente. Entre as possibilidades estão a antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE), onde a empresa negocia com a Comexport, e o complexo de Jacareí (SP). A decisão deve ser anunciada nos próximos meses.

Fontes ligadas ao projeto afirmam que a produção local é fundamental para atingir o preço e o volume desejados para o modelo no mercado brasileiro.

Posicionamento de Preço e Lançamento

De acordo com informações de fontes internas, o Omoda 3 terá um limite de preço de R$ 150.000, mas a meta é posicioná-lo em torno de R$ 130.000. Este valor o colocaria ao lado de versões intermediárias de concorrentes como Fiat Pulse e Renault Kardian, além de versões topo de linha do futuro Volkswagen Tera.

O lançamento mundial do Omoda 3 está previsto para outubro de 2026, com a chegada ao Brasil programada para o final de 2026 ou início de 2027. No entanto, as entregas efetivas aos clientes brasileiros devem ocorrer apenas em 2027.

Mercado e Concorrência

Com esta estratégia, a Omoda Jaecoo busca competir em um segmento de volume no qual outras marcas chinesas como BYD e GWM ainda não atuam fortemente no Brasil. O Omoda 3, que corresponde ao finado Tiggo 3X (vendido brevemente pela Caoa Chery no Brasil), é um modelo completamente novo, sem relações com a geração anterior.

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