Hyundai Ioniq
Se você é de uma geração anterior, deve se lembrar do famoso 3 em 1. Era o mesmo aparelho que reunia três diferentes sistemas de som: radio (AM e FM), reprodutor de fita cassete e CD. Mas, o que isso tem a ver com automóvel? É que a Hyundai está preparando o lançamento, por esses dias, na Coréia, do Ioniq, o primeiro carro da história oferecido com três opções de motorizações elétricas e híbridas diferentes.
Desenvolvido pela Hyundai Motor Company, o Ioniq, um sedã médio, usa uma plataforma única para as três modalidades de trem de força: totalmente elétrico, híbrido plug-in gasolina/elétrico ou híbrido gasolina/elétrico.
Com um perfil em forma de cupê, o Ioniq tem, nas linhas aerodinâmicas, um aliado para se locomover com o menor consumo de energia. Além das características que identificam os carros da Hyundai de frente, como a grade hexagonal, os designers deram uma perspectiva futurista às linhas. Detalhe que se estende também no interior, para inspirar as credenciais híbridas do carro.
Construído sobre um chassi criado especificamente para abrigar as três opções de motorização, o Ioniq utiliza, em 53% de sua carroceria, um avançado aço de alta resistência combinado com várias partes em alumínio. O resultado foi uma carroceria 45% mais leve do que se fosse feita toda em aço. Uma das preocupações, também, foi com o comportamento dinâmico e a dirigibilidade do veículo, para que proporcione também muito prazer ao dirigir. Suspensão independente nas quatro rodas e do tipo multilink na traseira, garante a boa estabilidade nas curvas.
A versão híbrida será equipada com um motor Kappa 1.6, desenvolvido especialmente para essa versão, que fornece 105 cavalos e 15 kgfm de torque. É acoplado a um motor elétrico que entrega mais 47 cavalos e 17,3 kgfm de torque, o que garante boas acelerações. A bateria de íons de lítio fica sob o assoalho à frente do tanque de combustível. O Ioniq também será equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Ele começará a ser fabricado e colocado no mercado no final deste ano, mas as encomendas já podem ser feitas na Coréia. Será também apresentado no Salão de Genebra e no Salão de Nova Iorque, ambos em março.
Fotos: divulgação Hyundai