O perigo que vem pelas costas

O perigo que vem pelas costas

Usar cinto de segurança no banco traseiro é obrigatório e, claro, muito mais seguro, tanto para o passageiro que vai atrás, quanto para aquele que vai à frente. Apesar disso, é comum ver nos carros particulares e nos taxis pessoas sentadas nos bancos traseiros, sem os cintos de segurança. É possível ver o mesmo erro até em novelas e em programas de entrevistas na televisão. Por serem formadores de opinião, deveriam mostrar o que é correto. Em geral, quem senta atrás aparece sem o cinto de segurança. Um absurdo!

Isso acontece porque a grande maioria das pessoas acha que, ao sentar no banco traseiro do carro, estará protegida pelo banco da frente, em caso de uma batida. Ledo engano, já que o encosto do banco dianteiro não foi projetado para suportar esse peso.

Imagine um carro, a 60 quilômetros por hora, batendo em um obstáculo. Se tiver uma criança de 20 quilos solta no banco traseiro, sem estar devidamente amarrada, ela será arremessada para frente, com o peso de 300 quilos! Se for uma pessoa de 60 quilos então, vai pesar uma tonelada. Ou seja, o equivalente a um hipopótamo!

Numa situação dessas, você sabe o que pode acontecer com quem está sentado na frente, amarrado corretamente? A pessoa será esmagada pelo passageiro de trás e a chance de morrer porque o encosto do banco não suportou o peso dele e não pelo acidente, é enorme. Sem falar que, em caso de capotamento, além dele machucar quem vai à frente e quem está ao lado, pode ser jogado para fora do carro, por estar solto.

Assim, ao entrar no carro, verifique se todos estão com o cinto afivelado, mesmo que seja um cinto subabdominal. Não o faça somente pelo fato de poder ser multado por estar transportando alguém sem o cinto, mas, sim, pela segurança de todos. Lembre-se que a responsabilidade por quem você transporta no seu veículo, é sua. E que segurança nunca é demais.

 

Foto: Carros com Camanzi

 

[su_divider text=”Vá para o topo”]

Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.

[su_divider text=”Vá para o topo]

[Contact_Form_Builder id=”1″]

[su_divider text=”Vá para o topo”]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br