O jeito bandido do Porsche 356
Lendas do Automobilismo – #4
O projeto
Trata-se de uma unidade 2.6 litros, quatro cilindros boxer, com refrigeração a ar (como o do Fusca), fabricado pela própria Emory, inclusive com uso de fundição em areia. A unidade recebeu dois turbocompressores, um para cada par de pistões, e entrega nada menos que 400 cv. Para um carrinho que pesa cerca de 900 quilos são menos de dois quilos para cada cavalo-vapor.
A inspiração
O estilo do 356 RSR Outlaw tem como inspiração o bólido de corridas 935 “Moby Dick”, um predador das pistas de 1976 a 1981.
A parte frontal tem elementos que remetem ao 911 GT1, da década de 1990. Já a traseira alargada e com o motor à mostra, só dá a entender que se trata de um 356 devido a uma pequena moldura que ostenta as lanternas do velho cupê e a inscrição Porsche.
E, quando visto lateralmente, só se sabe que se trata do modelo inaugural de Stuttgart devido às curvas das janelas.
A estreia
A apresentação do “bandido” foi na sexta edição Porsche Fest, evento que reúne modelos da marca com refrigeração a ar. Nada de Macan, Cayenne ou Boxster. A festa ocorre nos estúdios da Universal, em Hollywood, que empresta cenários de cinema para exibição das máquinas.
Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.