O globalizado JAC A5

O globalizado JAC A5

 

JAC A5 – Certa vez, o ex-chefão da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, soltou uma afirmação, mais ou menos assim: “Carro feio ou bonito custam a mesma coisa para se fazer!” Independentemente do contexto, trata-se de uma verdade irrefutável. Assim, se for fazer um automóvel, que o faça bonito.

Afinal de contas, o design é um dos principais argumentos de venda de um carro, junto com o preço, custo de manutenção e revenda. Os fabricantes chineses ainda não pegaram o jeito da coisa, mas estão aprendendo… ou escalando quem sabe.

A JAC acaba de revelar, na China, o A5, modelo desenvolvido em parceria com a Volkswagen que chama a atenção pelo design. O desenho foi elaborado no estúdio da marca chinesa na Itália e é assinado por Daniele Gaglione, que trabalhou na Alfa Romeo e Maseratti.

O carro tem parte frontal que remete ao Ford Fusion, devido ao formato da grade. Já a traseira tem para-brisa bem plano, que segue o estilo do Civic, mas com lanternas que recorrem de ponta a ponta. Mas, chama atenção, quando visto de perfil, com um desenho ousado da coluna “C”, que ostenta um entalhe, que lembra vagamente o Kia Optima.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se bebeu na fonte de outros modelos ou não, isso pouco importa. Mas, definitivamente é o carro mais bonito que a marca já projetou e que nada lembra o insosso estilo do J3, seu modelo mais famoso por aqui, que tinha suas linhas assinadas pela Pininfarina.

Por dentro, o carro tem forte influência da VW. Sua arquitetura é bem lógica e o único elemento que foge ao padrão simétrico da Volks é a grande tela vertical que escorre até o console central. Sob o capô, um motor turbo 1.5 de 150 cv, que utiliza módulo de 48V e conta com opção de caixa automática ou CVT, além de suspensão independente nos dois eixos.

Grande, o carro tem cerca de 4,75  metros de comprimento e 2,76 metros de distância entre-eixos. São medidas semelhantes ao do VW Jetta, o que poderia ser um “fogo amigo”, caso viesse parar por aqui. No entanto, a JAC não faz nenhuma projeção sobre a importação do JAC A5.

Segundo o Grupo SHC, que representa a marca no Brasil, ainda é cedo para falar sobre sua vinda. Seria necessário levantar o custo do carro na China, assim como quanto seria necessário para importá-lo, para só assim fazer um cálculo de quanto ele poderia custar no Brasil. Ou seja, por hora é muito prematuro.

 


Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br