O fabuloso Volkswagen W12

O fabuloso Volkswagen W12

Ferdinand Piech certamente foi o mais excêntrico dos executivos do Grupo Volkswagen. Neto de Ferdinand Porsche, o executivo foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Porsche 906, Audi Quattro, aquisições da Bugatti e Lamborghini, além daconcepção do todo poderoso Phaeton, seu super sedã de alto luxo. Mas entre as ousadias de Piech, nada se compara ao conceito W12.

W12

O W12 foi encomendado a Giorgetto Giugiaro, que já tinha contribuído com projetos expressivos como o Golf e o próprio Audi Quattro. Piech queria um supercarro para apresentar o novíssimo motor W12. Essa unidade basicamente colava dois motores VR6, que tinham bancadas muito próximas e equipavam modelos como o Passat e o Golf.

300x250

Esse bloco tinha 5.6 litros de deslocamento e 420 cv de potência, ele seria unido ao sistema de tração integral Syncro. O W12 foi exibido no Salão de Tóquio de 1997. O carro tinha desenho limpo, bastante esguio, com portas do tipo tesoura e um grande para-brisas que deixava à mostra o monstro de 12 cilindros.

W12

Por dentro o W12 era um carro típico dos anos 1990. Com interior espalhafatoso, em tonalidade azul, que contrastava com o amarelo da carroceria. O carro ainda contava com painel, com elementos translúcidos, que deixavam a mostra parte do sistema elétrico. Um rádio com CD (que era o luxo do luxo) e até mesmo um acendedor de cigarros. Eram os anos 1990.

W12

O carro se tornou a sensação da mostra japonesa e atingiu o objetivo de Piech. Provar que a VW poderia construir um supercarro. E se era capaz de tal, também era capaz de produzir modelos mais sofisticados e não apenas médios e compactos.

O W12 teve outras duas releituras, uma versão roadster construída em 1998 e outra fechada, batizada de Nardò, em alusão ao circuito italiano utilizado para testes. Esse terceiro W12 teve o deslocamento do motor elevado para 6.0 litros e a potência saltou para 600 cv e 62 kgfm de torque.

Essa versão teve uma unidade construída com estrutura em fibra de carbono, que bateu o recorde de velocidades da pista italiana oval, com média de média de 323 km/h, durante 24 horas, percorrendo 7.740 quilômetros.

Apesar de não ter uma versão de produção em série, o Volkswagen W12 abriu caminho para modelos como Phaeton e Touareg. Seu motor W12 foi utilizado no sedã de luxo, sonho de Piech, assim como em modelos como Audi A8 e Bentley Continental GT.

O bloco também serviu de base para o desenvolvimento da unidade WR16 64v4T. Trata-se da “usina” com mais de 1.000 cv que equipou o Bugatti Veyron e que hoje entrega 1.600 potros no Chiron.

O saudoso Piech sabia descer para o play e brincar. Coisas do sangue Porsche!

 


Fotos: VW/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br