O fabuloso VW Beetle RSi

O fabuloso VW Beetle RSi

Se um dia alguém lhe contar que já dirigiu um Fusca com motor V6 e que acelerava perto dos 250 km/h, cuidado: ele pode estar dizendo a mais pura verdade. Isso mesmo, em 2000 a Volkswagen apresentou o Beetle RSi, uma versão anabolizada do New Beetle, que resgatou o icônico VW em 1998.

Com o sucesso do New Beetle, que bebia na fonte do estilo retrô, a Volkswagen viu que poderia usar o carrinho para ganhar visibilidade. A ideia era oferecer uma versão esportiva do novo Fusquinha, para mostrar que o carrinho também poderia oferecer alta performance e não apenas carisma.

BEETLE RSI

Para a empreitada, o time de desenvolvimento alargou os pára-lamas, caixas de rodas e aplicou um imenso aerofólio. Os para-choques foram redesenhados e alargados. Ponteiras duplas de escapamento foram instaladas para garantir o fluxo da descarga. Por dentro, ele contava com bancos Recaro, tipo concha, assim como apliques em alumínio nos puxadores, pedaleira, pomo do câmbio, que deixavam o seu visual extremamente nervoso.

BEETLE RSI

Coração do RSi

O RSi era uma versão anabolizada que tomava de empréstimo o motor VR6 (V6 3.2) do Golf R32. Tratava-se de uma unidade aspirada que entregava 225 cv e 32 mkgf de torque. Ele tinha mais de cinco vezes a potência de um Fusca com motor 1300. Números que faziam esse Fuscão acelerar a até 247 km/h.

BEETLE RSI

A transmissão era manual de seis marchas e o sistema de tração era integral 4Motion. O Fuscão também passou por ajustes de suspensão para oferecer o máximo de performance. Ele utilizava rodas OZ de 18 polegadas e pneus 235/40 R18.

Ao todo, a VW fabricou 250 unidades do Beetle RSi, que foram produzidas entre 2001 e 2003. Caríssimo, o preço de cada unidade era de US$ 80 mil, um valor absurdo para um New Beetle que partia de US$ 15 mil em sua versão de entrada.

BEETLE RSI

Ele era tão caro, que naquela época, o Porsche 911 Carrera 4 custava US$ 100 mil.  Hoje, uma unidade em bom estado de conservação vale cerca de US$ 110 mil.

Sem dúvida um dos carros mais legais já construídos.

 


Fotos: VW/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br