O campo de provas que venceu o Teste do Tornado

O campo de provas que venceu o Teste do Tornado

O tornado com velocidade de 251 km/h e 200 metros de diâmetro, apesar de causar bastante destruição, não fez vítimas humanas

Corria o ano de 2005. Era o dia 24 de maio. No campo de provas tudo corria bem. Às 17 horas, os funcionários do turno do dia deixaram suas ferramentas, recolheram os veículos em teste e dirigiram-se aos ônibus que os levaria para suas casas. Sorte deles, pois o tornado passou pelo campo de provas cinco minutos depois, deixando um rastro de tragédia, destruindo veículos, laboratórios, quebrando máquinas e instrumentos de seus trabalhos.

Sorte também dos que chegaram para o turno da noite, que já estava fora da rota do tornado e não foram pegos no caminho para suas áreas de trabalho.

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O vendaval, com a velocidade de 251 km/h e 200 metros de diâmetro, segundo informou a Concessionária Rodovia das Colinas, não fez vítimas humanas, salvo pequenos ferimentos em um ou outro funcionário, mas os laboratórios de Testes Estruturais, Segurança de Veículos, e Ruídos e Vibrações foram destruídos, perdendo telhados e parte das estruturas.

Todos eles empenhados no trabalho de homologação da última geração do Vectra para as entidades federais.

Luciano Santos, então diretor do campo de provas, estava em reunião com engenheiros da fábrica no escritório central. Começaram a ouvir um barulho muito forte. Todos pensaram tratar-se de um avião que se aproximava, talvez porque o piloto, ao avistar uma das pistas de testes, confundiu-a com a do aeroporto de Viracopos, a menos de 10 km de distância do campo de provas.

Quando o teto do escritório começou a tremer, fora até a porta e avistou os tetos dos laboratórios voando, carros virados e muitos destroços. Sentiram temor por suas vidas.

– Nossa preocupação era – conta Luciano – que, a caixa de água caísse (o que não aconteceu), pois ela balançava fortemente. Olhando para a portaria, ela já não existia e no dia seguinte recebemos a visita de um vizinho, distante cerca de 500 metros, contando que a estrutura de ferro da portaria estava lá no seu terreno.

Abel Santiago conta que muitos carros estacionados na área externa do campo foram deslocados e outros encontrado com rodas para o ar. Um clima de destruição, comentou ele.

A mesma reação teve Gerson Borini, na época engenheiro no campo de provas, que viu carros arrastados por mais de 100 metros ou capotados. Conforme salientou “felizmente ninguém se feriu”.

José Carlos Lindor, escapou por pouco de ser levado pelo tornado. Ele se dirigia à portaria para pegar um carro. Ia aproveitar para colocar sua Mariva, que acabara de comprar, sob a cobertura de motos que havia no estacionamento.

– Dei sorte – conta ele – porque antes de chegar na portaria, o vento movimentava meu carro. Me prendi no cinto de segurança e sai quando o vento havia passado e levado o teto da portaria.

Sidney Nascimento, foi outro que a providência salvou. Trabalhando na engenharia e validação de projetos, deixou o laboratório junto com alguns colegas. Ouviram o enorme barulho e viram o tornado se aproximando. Começaram a correr, mas o vento era mais rápido que eles, e mais ainda que ele, que foi ficando para trás. Vendo que não conseguiria chegar a um lugar seguro como seus colegas, deitou-se ao lado de uma parede e dali viu tudo acontecer: carros sendo carregados, pedaços de tetos, peças, equipamentos.

– Depois – conta ele – andei pelo campo vendo a destruição. E não podíamos voltar para casa porque a estrada estava tomada pelas árvores e postes derrubados.

Enquanto isso, Júlio Stellute, engenheiro de Segurança de Veículos (que está completando 38 anos na fábrica), atuava no laboratório preparando o Vectra para testes, a ser enviado ao Denatran. E viu tudo ir pelos ares, literalmente nos três laboratórios: Segurança Veicular, Ruídos e Vibrações.

Levantar a cabeça

Desolação foi o que deixou para trás o tornado. Laboratórios destruídos, chegou a hora da verdade. Havia um tempo para apresentar os testes às entidades governamentais, mas os meios para realizar esses testes estavam destruídos.

O que fazer? “Levantar a cabeça e começar a trabalhar”, foi a fala de Luciano Santos. Em duas semanas foi possível retornar aos testes, inclusive o crash test, feito a céu aberto, já que o teto fora levado pelo tornado.

Enfim, o Campo de Provas da Cruz Alta da GM, em Indaiatuba (SP), passou pelo teste do tornado.

 

 

 

 

 

 

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chicolelis

chicolelis

chicolelis começou no jornalismo em 1960, no jornal A Tribuna (Santos/SP), passou pela Ford, onde foi aluno do mestre Secco, foi para a Goodyear, depois para O Globo (Sucursal de São Paulo) e dali para GM, onde ficou por 18 anos. Em seguida, fez consultoria para a Portugal Telecom e depois editor do Caderno de Veículos do Diário do Comércio (SP) 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br