Novo SUV da Renault já é produzido no Brasil

Marca francesa inicia produção da pré-série para testes. Novo SUV da Renault terá visual semelhante ao Stepway europeu, conforme registro no INPI

O Complexo Industrial Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR) já deu início à produção do novo SUV da Renault. O carro chega no ano que vem e terá motor 1.0 turbo e outras novidades. A iniciativa faz parte de investimento na ordem de R$ 2 bilhões feitos pela marca.

A informação do início da produção é do diretor da linha de produção, Vagner Mansan, conforme apuração do site Automotive Business. Os modelos são pré-série e serão utilizados para testes.

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O novo SUV compacto da Renault já está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil. O modelo, que está sendo testado com sua carroceria final, será lançado no primeiro semestre de 2024.

Essa mudança é muito significativa, já que o novo SUV da Renault é montado sobre plataforma global CMF-B (Common Module Family). Essa plataforma é diferente da utilizada em outros modelos da fábrica do Paraná, como o Kwid (CMF-A) e os modelos Logan, Sandero, Duster e Oroch (B0, de origem Dacia).

Devido às diferenças dimensionais, a Renault teve que adaptar a linha de produção para acomodar todos os modelos, o que envolveu o desenvolvimento e a instalação de novos equipamentos na unidade paranaense.

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Design

Pelas imagens vazadas no INPI, o novo SUV da Renault tem visual muito semelhante ao padrão da romena Dacia, com a nova geração do Stepway. Na frente ele ostenta conjuntos de luzes duplos com luzes diurnas (DRL) por cima e faróis principais abaixo.

A grade principal possui acabamento em preto, com o logotipo da marca em destaque no centro. O para-choque recebe um protetor na parte inferior e os faróis auxiliares estão localizados nas extremidades. A entrada de ar inferior possui elementos filetados.

O novo SUV é resultado de um investimento de R$ 2 bilhões da Renault na fábrica do Paraná. Além das modificações na linha, esse investimento também financiará a produção de um novo motor turbo 1.0 na unidade.

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  • Pelo suposto design que deverá ser bonito, mas se quiserem encarteirar na categoria de medio ao invés de compacto, será mais carro de nicho. Tomara a Renault não tiene esse mais um Captur da vida.

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