Marca francesa inicia produção da pré-série para testes. Novo SUV da Renault terá visual semelhante ao Stepway europeu, conforme registro no INPI
O Complexo Industrial Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR) já deu início à produção do novo SUV da Renault. O carro chega no ano que vem e terá motor 1.0 turbo e outras novidades. A iniciativa faz parte de investimento na ordem de R$ 2 bilhões feitos pela marca.
A informação do início da produção é do diretor da linha de produção, Vagner Mansan, conforme apuração do site Automotive Business. Os modelos são pré-série e serão utilizados para testes.
O novo SUV compacto da Renault já está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil. O modelo, que está sendo testado com sua carroceria final, será lançado no primeiro semestre de 2024.
Essa mudança é muito significativa, já que o novo SUV da Renault é montado sobre plataforma global CMF-B (Common Module Family). Essa plataforma é diferente da utilizada em outros modelos da fábrica do Paraná, como o Kwid (CMF-A) e os modelos Logan, Sandero, Duster e Oroch (B0, de origem Dacia).
Devido às diferenças dimensionais, a Renault teve que adaptar a linha de produção para acomodar todos os modelos, o que envolveu o desenvolvimento e a instalação de novos equipamentos na unidade paranaense.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023
Design
Pelas imagens vazadas no INPI, o novo SUV da Renault tem visual muito semelhante ao padrão da romena Dacia, com a nova geração do Stepway. Na frente ele ostenta conjuntos de luzes duplos com luzes diurnas (DRL) por cima e faróis principais abaixo.
A grade principal possui acabamento em preto, com o logotipo da marca em destaque no centro. O para-choque recebe um protetor na parte inferior e os faróis auxiliares estão localizados nas extremidades. A entrada de ar inferior possui elementos filetados.
O novo SUV é resultado de um investimento de R$ 2 bilhões da Renault na fábrica do Paraná. Além das modificações na linha, esse investimento também financiará a produção de um novo motor turbo 1.0 na unidade.
Ver comentários (1)
Pelo suposto design que deverá ser bonito, mas se quiserem encarteirar na categoria de medio ao invés de compacto, será mais carro de nicho. Tomara a Renault não tiene esse mais um Captur da vida.