SUV levou bomba em 2021 e obrigou a Hyundai a modificar o pacote. Agora com seis airbags, novo Tucson melhorar nota no Latin NCAP. Modelo ainda não tem previsão para ser vendido por aqui
Enquanto a Caoa não decide se vende ou não a nova geração do Hyundai Tucson no Brasil, o SUV já é realidade em vários vizinhos. O modelo é vendido em países como Argentina, Uruguai e Chile, dentre outros. Porém, logo que chegou, levou bomba em segurança. Após o vexame, a marca conseguiu melhorar seu desempenho.
Produzido na Coreia e na República Tcheca, o Hyundai Tucson com dois airbags frontais padrão, foi classificado como zero estrela em teste feito em 2021 pelo Latin NCAP. O SUV atingiu 50,23% na Proteção de Ocupantes Adultos, 5,34% em Ocupantes Infantis, 48,40% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% na Assistência à Segurança.
Após a reprovação, a Hyundai modificou o modelo vendido na América Latina e agora conta com seis airbags de série em todas as versões. O Tucson também passou a contar com cintos de segurança de três pontos em todas as posições, sinalização i-size para cadeirinhas infantis, lembrete de cinto de segurança para a posição do passageiro dianteiro, ESC e sistema de limitação de velocidade.
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De volta ao Latin NCAP, o Hyundai Tucson passou por novo teste, com resultados revelados no final de agosto. Dessa vez, o SUV passou para três estrelas, com 81,61% para Proteção de Ocupantes Adultos, 69,53% para Proteção de Ocupantes Infantis, 48,40% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Assistência à Segurança.
“Parabenizamos a decisão da Hyundai de melhorar a segurança do Tucson, embora ele só tenha alcançado as 3 estrelas. Na mesma linha, existem áreas de oportunidade de melhoria para a marca em seus modelos mais populares. Esperamos que em breve todos os modelos Hyundai atinjam uma classificação igual ou melhor do que a que vemos hoje com o Tucson. É urgente que mais e mais modelos incorporem tecnologias avançadas de assistência à segurança e seguem as recomendações do Plano Global pela Segurança Viária proposto pela ONU”, declarou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
A entidade também avaliou os equipamentos opcionais oferecidos no modelo, tais como Frenagem Autônoma de Emergência, Sistemas de Suporte de Pista e Detecção de Borda de Estrada, todos com bom desempenho, mas como são oferecidos em volumes menores do que os exigidos pelo Latin NCAP, eles não contribuem para a pontuação ou classificação em estrelas.