Novo 408 é registrado e pode ser lançado no Brasil

Novo 408 é registrado e pode ser lançado no Brasil

Peugeot registrou novo 408 no INPI e abre caminho para vender o carro no Brasil. SUV Coupé tem motores híbridos e design matador


No final do ano passado, a Peugeot prometeu trazer novidades para o mercado brasileiro durante o lançamento do e-2008. E parece que a francesa está mesmo comprometida a virar o jogo no país: é que a marca registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a nova geração do Peugeot 408. O pedido de patente não garante que o modelo será de fato vendido. Mas não deixa de ser bom sinal!

O novo 408, ao invés de sedã médio, agora é um belo SUV Coupé com motorização híbrida e linhas inspiradoras. O é fabricado na França e também na China. Na minha avaliação, o carro mais bonito feito pela Peugeot em todos os tempos!

300x250
Desenho do novo 408 registrado no INPI

O SUV exibe silhueta fastback para disputar o segmento C na Europa, o que aqui seria nossos SUVs médios. A dianteira é típica dos modelos da marca, com conjunto óptico que lembra uma garra felina. Na lateral, rodas de 20″ com design geométrico e disruptivo. O modelo também adota o novo logotipo da marca.

A caída na coluna C combinada com o design geométrico é o ponto de destaque do carro. Além disso, o novo 408 tem um inesperado recorte invertido no para-choque traseiro, dando uma aparência extremamente forte ao carro. A traseira é ainda complementada pelas  luzes LED de três garras. Realmente, um modelo que não passará batido nas ruas!

LEIA MAIS:
Peugeot “fura” Black Friday e vende 800 carros
Peugeot bomba em vendas com alta de 96% em 2022
Como a Stellantis está salvando a vida do Novo 208
Peugeot lança elétrico e-208 GT
Teste completo com o novo Peugeot 3008

O crossover tem 4.69 metros de comprimento com uma altura de apenas 1.48 me altura. A distância entre-eixos é generosa, com 2,79 enquanto o porta malas acomoda 536 litros. Como todo bom SUV, o espaço para cargas é generoso e sobe para 1.611 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.

Mecânica

A novidade é construída na plataforma EMP2 da marca, já preparada para eletrificação. Será oferecido com três motores, sendo dois híbridos. Em todas as configurações, oferece  transmissão automática de oito velocidades já amplamente aplicada pela Peugeot. Na opção básica, terá o bloco Puretech 1.2 de 120 cv  e 230 Nm.

Entre os híbridos, há o motor  1.6 turbo associado com um bloco elétrico. Haverá versões com potência de 180 e 225 cv e torque de 360 Nm. Os dados de performance não foram revelados, mas o carro terá até 55 km de autonomia elétrica.  E o melhor será e economia: o novo 408 poderá rodar até 76,9 km/l!

Equipado com seis câmeras e nove radares, terá itens de segurança como Cruise control adaptativo com função Stop and Go, visão noturna (Night Vision) que alerta a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via, sistema de monitoramento de ponto cego de longo alcance (75 metros) e alerta de tráfego traseiro.

“Na Peugeot, acreditamos que a vida é melhor com encanto. Com o seu visual único, silhueta fastback inovadora e elegância sem limite, o novo 408 é a expressão perfeita da filosofia e inventividade da marca”, diz Linda Jackson, CEO da montadora francesa. 

O novo 408 chegará ao mercado no início de 2023. Primeiro será produzido em Mulhouse, na França, para o mercado europeu e depois, logo depois, na fábrica de Chengdu na China para o mercado local.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br