Nova identidade sonora da Fiat estreia no Pulse e Toro 2023
Fiat aposta em nova identidade sonora para melhorar a experiência à bordo. Novidade chega primeiro na linha 2023 de Pulse e Toro
Thiago Ventura
A Fiat lança uma nova identidade sonora em seus veículos no Brasil e América Latina, numa disciplina conhecida como Sound Design UX (user experience). É mais uma etapa do rebranding da montadora italiana iniciado em 2021, com adoção de novo logotipo e outras mudanças. Os carros que estreiam a novidade são o Fiat Pulse e Fiat Toro, na linha 2023.
A mudança sonora inclui desde alertas diversos ao som de boas vindas ao ligar o veículo e respostas na multimídia. A proposta é deixar a experiência de dirigir um veículo mais humana e menos industrial e claro, dentro da identidade da Fiat.
Leia também:
Teste com a Fiat Toro Ultra 2022
Oficial: Fiat Fastback é o nome do novo SUV Coupé
Fiat Argo faz 5 anos com mais de 400 mil unidades vendidas
Os sons foram desenvolvidos pelo time de Design da Fiat em parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers. A marca afirma ter feito pesquisa com clientes para chegar em tons agradáveis ao usuário, desde os alertas até a “trilha sonora” Fiat. Segundo a empresa, o estilo musical preferido é o rock, mas algumas mudanças podem ser aplicadas de acordo com cada perfil de proprietário de veículo.
São quatro notas musicais que dialogam com a animação exclusiva de boas-vindas do carro, num match entre o “Sound Design” e “Sound Logo” na central multimídia e no cluster digital.
Respostas aos comandos da multimídia, alertas de notificações ou configurações ficam mais suaves. Já os alertas de freio de mão engatado ou ausência do cinto de segurança seguem com sons fortes e repetitivos, mas sem ficar desagradáveis. A identidade sonora será aplicada nos vários produtos de passageiros Fiat, incluindo os futores Pulse Abarth e Fastback.
Escute a nova identidade sonora da marca no vídeo abaixo: