Nova geração do Golf Variant estreia com motor eletrificado

Nova geração do Golf Variant estreia com motor eletrificado

A Volkswagen acaba de apresentar na Europa a nova geração da perua Golf Variant, que estreia com o mesmo estilo visual do hatch e conteúdos. A perua chega inclusive na versão aventureira Alltrack. O modelo já é oferecido na Alemanha por pré-venda e começará a ser distribuído nos demais mercados do Velho Mundo nas próximas semanas.

A perua chegou ao mercado em 1993 e desde então já emplacou 3 milhões de unidades. Números modestos em relação ao hatch, mas expressivos para o segmento que concorre com monovolumes (sim, eles ainda sobrevivem na Europa) e utilitários-esportivos.

As linhas gerais da perua são muito parecidas com da antecessora. O que muda mesmo é a seção frontal, com os novos faróis afilados e grades que estrearam no hatch. Até a parte traseira tem muita semelhança com sua antecessora.

O Golf Variant é equipado com motor eTSI, uma versão eletrificada que combina bloco térmico e módulo 48V e transmissão de dupla embreagem DSG de sete velocidades. Ele também contará com motor apenas a combustão tanto a gasolina como a diesel, com potências entre 110 cv e 150 cv.

A Variant tem 4,63 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Segundo a Volks ela ganhou 6,6 cm no comprimento total, sem esticar nos balanços, ou seja, ela cresceu entre as rodas, o que garante mais espaço interno. O porta-malas comporta 611 litros e com o rebatimento dos encostos traseiros, o volume salta para 1.642 litros.

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Alltrack

 

A Alltrack chega como opção aventureira, dotada de tração integral permanente 4Motion, suspensão elevada, assim como molduras plásticas nas laterais e para-lamas. Estas peças, além de função estética, também ajudam a proteger a pintura de galhos e pequenos objetos que podem aparecer quando se trafega em estradas de terra.

 

Por dentro do Golf Variant

 

O interior da Variant segue o mesmo padrão do Golf, com quadro de instrumentos digital, multimídia flutuante, filetes de iluminação com cores configuráveis. A perua também oferece sistema de transmissão com um pequeno joystick, montado junto do sistema de partida sem chave, do freio de estacionamento eletrônico e a tecla Auto Hold (que mantém os freios pressionados numa parada  de semáforo).

A perua também conta com sistema Travel Assist, que é um conjunto de assistentes de condução que atuam em velocidades de até 210 km/h. O pacote inclui monitor de faixa de rolagem, frenagem emergencial automática, monitor de pedestres, além de um frenagem em cruzamento. Ele é capaz de perceber o veículo vindo em direção cruzada e impedir a colisão.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br