Nivus Sense 2026 Finalmente Chega ao Mercado

Foto: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Volkswagen anunciou o retorno do Nivus Sense ao mercado brasileiro, após um breve hiato. A versão de entrada do SUV cupê, que havia sido descontinuada temporariamente, volta a ser oferecida com foco no custo-benefício e no público PCD (pessoas com deficiência), mantendo o preço de R$ 119.990.

Estratégia Repetida

A marca alemã repetiu a estratégia utilizada com o T-Cross, lançando inicialmente as versões mais equipadas e, posteriormente, anunciando a opção de entrada, com o objetivo de atrair frotistas e compradores que buscam um veículo com isenção de impostos para PCD.

Design Atualizado e Eficiência Aprimorada

O Nivus Sense retorna com as alterações visuais introduzidas na linha 2025, apresentadas em novembro do ano passado. Entre as novidades, destacam-se as novas tomadas de ar na dianteira, que contribuem para aprimorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de combustível.

Equipamentos Essenciais e Preço Competitivo

Apesar de ser a versão de entrada, o Nivus Sense oferece uma lista de equipamentos interessante, incluindo painel digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play de 10 polegadas, assistente de frenagem de emergência, câmera de ré, faróis em LED e seis airbags.

Para manter o preço competitivo, a Volkswagen optou por economizar em alguns aspectos, abrindo mão das rodas de liga leve em favor de rodas de 16” de aço, e optando por acabamento interno em tecido. Além disso, o Nivus Sense não possui a barra iluminada na dianteira, presente nas versões mais caras.

Mecânica Adequada às Novas Normas

O Nivus Sense é equipado com o motor 200 TSI, o 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. A parte mecânica foi adequada ao PL8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), recebendo nova calibração para os módulos do motor (ECU) e da transmissão (TCU). Essa otimização, juntamente com as melhorias aerodinâmicas, resultou em uma redução no consumo de combustível, que agora é de 13,1 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada, segundo a Volkswagen.

Cores Limitadas e Público Alvo Definido

As opções de cores para o Nivus Sense são limitadas às sólidas preto Ninja e branco Cristal, além da metálica cinza Platinum. Essa restrição também faz parte da estratégia para manter o preço competitivo e atender às necessidades do público-alvo da versão: frotistas e compradores PCD.

Novo Nivus GTS a Caminho

Além do retorno do Nivus Sense, a Volkswagen anunciou o lançamento da versão topo de linha, o novo Nivus GTS, com apelo esportivo, ainda este mês, com evento em circuito fechado nos dias 28 e 29 de abril. Com isso, a linha Nivus será composta pelas versões Sense, Comfortline, Highline e GTS, atendendo a diferentes perfis de consumidores.

O Volkswagen Nivus GTS herda o conjunto mecânico do Polo GTS. Sob o capô, encontramos o motor 250 TSI 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, capaz de entregar 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto com etanol. A transmissão é automática de seis marchas (Aisin AQ250), com tração dianteira e ajustes exclusivos de suspensão e freios, garantindo um comportamento dinâmico aprimorado.

No quesito visual, o novo Volkswagen Nivus GTS tem algumas características exclusivas. A grade dianteira exibe um design em colmeia, enquanto as tomadas de ar dianteiras ganham acabamento em preto brilhante. A base do para-choque adota um tom escuro, e o spoiler traseiro se torna mais robusto. Apliques em tom vermelho e rodas de liga leve aro 18 exclusivas completam o visual externo. Na traseira, a principal novidade é a inscrição “GTS” em vermelho na tampa do porta-malas. O letreiro também aparece nas extremidades das portas laterais dianteiras, aplicado diretamente ao vinco da carroceria.

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada