Nivus GTS: Versão Esportiva Chega Salgada

A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar o lançamento do Nivus GTS, primeiro modelo de uma nova tríade esportiva que a marca alemã prepara para o mercado brasileiro em 2025. Com motor turbo mais potente e diversos elementos exclusivos, o SUV cupê produzido em São Bernardo do Campo (SP) resgata a tradicional sigla GTS, aplicando-a pela primeira vez a um SUV na história da montadora.

Motor 250 TSI e Desempenho Aprimorado

O grande destaque do Nivus GTS está sob o capô: o motor 250 TSI 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o mesmo que equipava o finado Polo GTS. Atendendo aos pedidos do público, a Volkswagen trouxe para o Nivus este conhecido propulsor da família EA211, que conta com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, mantendo sua potência tanto com etanol quanto com gasolina.

O conjunto proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos quando abastecido com gasolina e de 8,4 segundos, quando utilizado etanol. O consumo é de 8,1 na cidade e 9,9 na estrada com etanol, e 11,6 na cidade e 14,2 na estrada com gasolina. A autonomia é de 696km. 

A mecânica é completada pelo câmbio automático de seis marchas AQ250 da Aisin, que permite trocas manuais tanto pela alavanca quanto por meio do paddle shift posicionado atrás do volante. A tração é dianteira, com calibrações específicas para esta versão.

Para fazer jus ao nome GTS, a engenharia da Volkswagen do Brasil trabalhou extensivamente no aprimoramento dinâmico do veículo. Além da nova calibração no sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade), o conjunto de suspensão recebeu ajustes exclusivos para comportamento mais esportivo, sem comprometer o conforto do dia a dia.

O sistema de frenagem mantém os discos nas quatro rodas, já presentes nas demais versões do Nivus, enquanto a direção também foi recalibrada para oferecer mais precisão e resposta em pilotagem esportiva.

Design Exclusivo

Visualmente, o Nivus GTS se destaca pelos elementos exclusivos. Na dianteira, a grade do tipo colmeia recebe o emblema “GTS”, enquanto a parte inferior do para-choque exibe detalhes em vermelho e acabamento em preto brilhante nas tomadas de ar.

Nas laterais, além da inscrição GTS, os retrovisores são pintados em Preto Ninja. Na traseira, um spoiler mais robusto e o emblema GTS alinhado com o logotipo da VW completam o visual.

O Nivus GTS tem exclusivas rodas de liga leve aro 18, com pneus 215/45, desenhadas pela equipe de design da Volkswagen do Brasil, liderada por José Carlos Pavone. O sistema de iluminação Full LED proporciona alcance de 130 metros para o motorista em qualquer condição.

O modelo está disponível em cinco opções de cor: Branco Cristal (com adicional de R$ 900,00), Cinza Moonstone, Vermelho Sunset e Azul Titan (todas com adicional de R$ 1.750,00) – com teto em Preto Ninja, criando um efeito bicolor – além da opção monocromática Preto Ninja, incluída no preço base. A ausência de teto solar, item muito solicitado pelos entusiastas, deve-se a limitações técnicas da fábrica paulista, que não está preparada para montar veículos com esse tipo de equipamento.

Interior

Na cabine, o Nivus GTS recebeu tratamento especial. Os bancos dianteiros têm formato exclusivo, com um desenho que abraça melhor o corpo dos ocupantes e traz o logotipo GTS estampado. O revestimento premium é exclusivo para esta versão, assim como o aplique no painel do lado do passageiro com o emblema GTS. Todo o revestimento do teto foi escurecido e os detalhes em vermelho nas saídas de ar, volante e base da manopla do câmbio complementam o visual esportivo.

O pacote tecnológico inclui painel de instrumentos 100% digital com tela de 10,25 polegadas, que na versão GTS recebeu grafismo exclusivo e detalhes em vermelho. A central multimídia VW Play Connect com tela de 10 polegadas oferece internet embarcada e permite o uso de aplicativos diretamente em sua tela, sem necessidade de smartphone. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o painel conta com carregador por indução para celulares, com saída de ar para manter o aparelho resfriado.

Como característica de um veículo esportivo, o Nivus GTS oferece diferentes modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, é possível configurar diversos parâmetros para combinar características dos três modos, com ajustes acessíveis diretamente na tela da central multimídia.

O porta-malas tem volume máximo de 457L e capacidade de carga de 424 kg. 

Segurança Ativa

O Nivus GTS vem equipado de série com o pacote ADAS, que inclui controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist).

O modelo conta ainda com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), fixação de assento infantil com sistema ISOFIX/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico diferencial (EDS).

Preço e Posicionamento no Mercado

Agora como nova versão topo de linha da família Nivus, o GTS chega ao mercado com preço sugerido de R$ 174.990 na cor sólida Preto Ninja. Para outras opções de cores, há um acréscimo conforme a tonalidade escolhida: R$ 900,00 para o Branco Cristal e R$ 1.750,00 para as opções Cinza Moonstone, Azul Titan e Vermelho Sunset. Também é possível acrescentar rodas de liga leve 18″ por um adicional de R$2.050,00.

O modelo chegará nas concessionárias VW de todo o país no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de maio. 

Futuro da VW no Brasil

Este é apenas o primeiro modelo da nova família esportiva da marca, batizada como “VW Legends”. A Volkswagen ainda prepara para 2025 o lançamento do Novo Jetta GLI e o retorno de um dos carros mais queridos pelos brasileiros, o Novo Golf GTI, que chegará em sua geração mais recente e com potência recorde.

Além dos modelos esportivos, a Volkswagen também se prepara para expandir sua linha de SUVs no Brasil. Em 25 de maio será lançado o Tera, SUV compacto que compartilha a arquitetura com o Polo, ampliando as opções da marca no crescente segmento de utilitários esportivos no mercado nacional.

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada