Nissan Kicks de nova geração: maior e mais refinado

A Nissan apresentou nos EUA, no final de março, a segunda geração do Kicks, seu SUV compacto de maior sucesso no Brasil. O novo modelo, chamado de Projeto P13C, está mais refinado e maior, se aproximando de modelos médios como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross em algumas medidas.

Design inspirado em tênis e capacetes de futebol americano

O novo Nissan Kicks traz um design radicalmente diferente, com inspirações nos tênis e nos capacetes de futebol americano. A grade frontal representa a proteção metálica nos capacetes, enquanto as luzes diurnas em barras integradas à grade remetem à pintura preta sob os olhos dos jogadores. Os para-lamas mais largos seriam as grandes ombreiras.

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Além disso, há um padrão hachurado (linhas finas e paralelas, retas ou curvas, muito próximas umas das outras) na base dos para-choques e nas saias das portas, inspirado nas solas “waffle” dos tênis. O teto contrastante continua disponível, mas agora com uma peça de vidro que separa visualmente o teto do resto da carroceria.

Dimensões ampliadas e interior mais sofisticado

O Nissan Kicks 2025 cresceu em relação à geração anterior, com 4,37 m de comprimento (+5,6 cm), 2,66 m de entre-eixos (+3,6 cm), 1,80 m de largura (+4 cm) e 1,63 m de altura (+2 cm). O espaço interno também foi ampliado, oferecendo mais 4,3 cm para os ombros e 2,2 cm para as pernas dos ocupantes.

O interior ganhou um toque de sofisticação, com um par de telas flutuantes de 24,6″ (12,3″ para o quadro de instrumentos e 12,3″ para a central multimídia) na versão SR. As demais versões contam com uma tela de 7 polegadas para o quadro de instrumentos. O painel possui superfícies macias e costuras aparentes, enquanto o ar-condicionado automático ganhou comandos táteis.

Avanços técnicos e novo motor 1.0 turbo flex

Com a adoção da plataforma CMF-B, o novo Kicks evoluiu tecnicamente, isso porque  trocou a suspensão traseira de eixo de torção por um sistema multilink independente e ganhando a opção de tração integral. Novas funções de condução autônoma também estão presentes, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática. A plataforma utilizada será a CMF-B HS (High), mais sofisticada do que a CMF-B LS (Low) usada pela Renault em seu novo SUV compacto. A base é usada para veículos do segmento “B” e substituirá a arquitetura “V” usada atualmente pelo Kicks.

Nos Estados Unidos, o Kicks 2025 será equipado com o motor 2.0 aspirado do Sentra, com 143 cv e 19,4 kgfm, sempre combinado ao câmbio CVT. No Brasil, a Nissan desenvolverá, finalmente, um novo motor 1.0 turbo flex, baseado no antigo três-cilindros 1.0 aspirado do March, mas diferente do propulsor utilizado no Renault Kardian.

Produção no Brasil e sobrevida da primeira geração Nissan Kicks

A produção do novo Nissan Kicks no Brasil começará apenas no segundo semestre de 2025, sendo lançado como modelo 2026. Até lá, a primeira geração do SUV, lançada em 2016, passará por mais uma reestilização e terá sua sobrevida garantida por mais alguns anos. A Nissan planeja ter dois SUVs fabricados no país nos próximos anos, com um investimento de R$ 2,6 bilhões até 2025, que contempla a ampliação da fábrica de Resende (RJ) e a produção local do novo motor 1.0 turbo flex.

Antigo Nissan Kicks seguirá em produção

A Nissan confirmou que a antiga geração do Kicks continuará em produção no Brasil, mesmo com o lançamento da nova geração do SUV compacto. Essa estratégia garantirá a sobrevida da primeira geração por mais alguns anos.

 

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