Muda Pra Lá, Perde Potência Pra cá! Stellantis Faz Mudanças pra Atender ao PL8
Com a chegada de 2025, a Stellantis, conglomerado que inclui as marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, está ajustando a mecânica de seus veículos para cumprir as novas exigências do Proconve L8. As mudanças, que afetam diversos modelos, refletem o compromisso da empresa em atualizar sua gama de produtos garantindo conformidade ambiental e técnica, e envolvem mudanças de motorização em modelos, redução de potência e aumento de tecnologia.
Confira a seguir
Ajustes no Motor 1.3 Firefly
Um dos motores que passou por ajustes foi o 1.3 Firefly aspirado, utilizado nos modelos Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada. A partir de 2025, este motor perdeu 0,1 kgfm de torque, passando a entregar 13,6 kgfm com etanol e 13,1 kgfm com gasolina, mantendo a potência de 107 cv e 98 cv, respectivamente.
Redução de Potência no Motor 1.3 Turbo T270
O motor 1.3 turbo T270 foi o mais afetado pelas mudanças. Agora ele é homologado com 176 cv tanto no etanol como com gasolina, uma redução substancial em relação aos 185 cv anteriores com o combustível de cana. O torque de 27,5 kgfm, por sua vez, se manteve inalterado. Este ajuste de potência foi confirmado para os modelos:
Jeep Renegade – Todas as versões: Turbo, Sport Altitude, Longitude, Sahara, Trailhawk e Willys;
Jeep Compass – Sport, Longitude, Limited e Série S equipadas com o T270;
Jeep Commander – Longitude, Limited e Overland equipadas com o T270;
Fiat Toro – Endurance, Freedom e Volcano equipadas com motor T270;
Fiat Fastback – Limited Edition T270.
O interessante é que os modelos Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, que são equipados com o motor T270, não sofreram alteração de potência. Ou seja, o motor T270 que equipa esses dois modelos continua com 180 cavalos com gasolina e 185 com etanol.
Questionada sobre se a redução de potência do motor T270 foi feita para que se enquadre nas novas normas de emissão de gases do PL8, e porque essa redução não atingiu os modelos Abarth, a Stellantis limitou-se a enviar um comunicado com o posicionamento do grupo, que diz: “Os produtos normalmente têm evoluções técnicas com melhorias para o consumidor. As pequenas alterações de potência de alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana.”
Eles não confirmaram, mas tudo leva a crer que essa redução realmente foi feita para que os veículos equipados com esse motor se enquadrem nas novas normas. E também não explicou porque os Abarth continuaram com a potência antiga. Nesse caso, o mais provável é que como o PL8 prevê que o total das emissões de gases tenha que ser medido pela média corporativa ponderada por CNPJ, ou seja, sobre toda a produção sem especificar modelo, isso permite que a montadora possa optar por continuar produzindo alguma versão enquadrada no anterior PL7. Ou seja, um compensa o outro pois o que vale é o quanto o total dos carros produzidos vão emitir. E como a Fiat, que agora também têm modelos híbridos, deve atingir essa média mesmo incluindo o Pulse Abarth e o Fastback Abarth com os motores antigos, resolveu mantê-los sem modificação para continuarem com a proposta de veículos esportivos com um desempenho diferenciado.
Aumento de Potência nos Motores Turbodiesel
Em contrapartida, alguns modelos turbodiesel da Stellanis ganharam o motor 2.2 turbodiesel Multijet, de 200 cavalos e 45,5 kgfm de torque, em substituição ao antigo 2.0 turbodiesel, com 170 cv e 38,8 kgfm. Esse motor começou a ser usado na Titano e estreou agora na Ram Rampage 2025. A Stellanis também não confirmou, mas tudo leva a crer que esse 2.2 será adotado pelo Jeep Commander na versão Overland diesel e, provavelmente, também no Compass e na Toro.
Substituição do Motor Fire
Como o tradicional motor 1.0 Fire, presente no Fiat Mobi, Fiorino e Peugeot Partner Rapid, não foi homologado para o Proconve L8, especula-se que ele será substituído pelo Firefly. O Fiat Mobi receberia o motor Firefly 1.0 de três cilindros, que já usou na versão Drive produzida entre 2016 e 2020. Além de se enquadrar nas novas normas, esse motor também traria um desempenho melhorado e direção com assistência elétrica. Já os modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid deverão passar a usar o 1.3 Firefly aspirado, ganhando também direção elétrica.
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