Motoristas desconhecem a existência do “freio-motor”

Quando desço a Imigrantes voltando para casa, sempre me chama a atenção o número de motoristas que desconhecem a existência do “freio-motor”. Muitos só conhecem o “freio-do-pé” e não desistem dele de modo algum na descida da Serra do Mar pela estrada que está para completar 20 anos de idade.

 

Acredite se quiser: 20km com o pé no freio

 

Tem gente que freia a cada segundo, sempre de olho nos absurdos 80 km/h de máxima obrigatória no trecho. Mas, certo dia, peguei pela frente o motorista de um Volvo (modelo nem hibrido nem elétrico), em que as luzes do freio ficaram acesas durante os 20 quilômetros do trecho de serra, sendo 8,23 km de túneis e 4,27 km de 9 viadutos. Tudo isso para manter os 80 km/h. Eu fiquei ali, atrás deles, esperando as luzes se apagarem. Ele passou pelo túnel 1, com seus 3.146 km de extensão (o maior rodoviário do Brasil); seguiu com seu pé no pedal do freio, passando pelo 2 (3.005 km) e também pelo 1 o menor deles, com 2.080 km de extensão. Depois que ele entrou na pista para o Litoral Norte, não vi mais suas luzes de freio acesas. Eu segui para Santos.

Quem dirigia aquele Volvo nem imagina o risco que correu, mantendo o pé no feio do carro por toda a descida de serra. Isso causa o aquecimento das pastilhas, pelo atrito constante, prejudicando o sistema de freio ao aquecer a pinça e fazer ferver o fluído (embora os mais modernos tenham um ponto de ebulição mais alto que os antigos) que pode ferver e  vaporizar. O frear constante causa do “fading” e pode simplesmente acabar com o freio do veículo.

 

Veja também:

 

Isso não acontece com o veículo híbrido ou elétrico, pois quando tiramos o pé do acelerador ele entra no processo de regeneração da bateria e o sistema acende, automaticamente, as luzes de freio do veículo (que não era o caso do Volvo em questão).

A descida da Imigrantes vai completar 20 anos logo mais, no dia 17 de dezembro. Ela foi construída por 45 mil trabalhadores em 4 anos e três meses, sendo entregue com 5 meses de antecedência. Usou o mesmo sistema da pista ascendente para abertura de túneis, o NATM (New Austrian Tunneling Method).  O projeto, de 1986, foi alterado e assim a devastação da Mata Atlântica caiu de 1.600 hectares, para apenas 40.

 

Disque 0800197878

Se você quiser informações sobre o Sistema Anchieta/Imigrantes, ligue para o número acima. É o telefone da Ecovias, concessionária do sistema. Por intermédio dele receberá informações sobre as condições das duas estradas. E preste atenção na voz feminina que passa essas informações. A pronuncia delas da palavra QUILÔMETROS é hilária (coisas da Internet). Neste número também falará com a Ouvidoria. Ligue lá!

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

chicolelis

chicolelis

chicolelis começou no jornalismo em 1960, no jornal A Tribuna (Santos/SP), passou pela Ford, onde foi aluno do mestre Secco, foi para a Goodyear, depois para O Globo (Sucursal de São Paulo) e dali para GM, onde ficou por 18 anos. Em seguida, fez consultoria para a Portugal Telecom e depois editor do Caderno de Veículos do Diário do Comércio (SP) 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br