Milagre da multiplicação dos litros: polêmica no porta-malas
Marcas mudam método de medir volume do porta-malas para aumentar capacidade. Brasil não tem padrão único para medida
Thiago Ventura
De hatches compactos a SUVs grandes, o volume do porta-malas é um dos itens de atenção do consumidor. Numa disputa em que tamanho faz diferença, as montadoras de automóveis buscam a melhor equação entre design e engenharia para oferecer um bom espaço. Mas existem outras estratégias.
Em dezembro de 2019, o Chevrolet Onix Plus Premier passou pelo teste com Emilio Camanzi. Tratava-se da nova geração do sedã-compacto do carro, completamente renovada. Na época, o porta-malas oferecia 469 litros e recebeu nota 8 do jornalista.
Agosto de 2022 e o sedã voltou para a garagem do Carros com Camanzi, dessa vez na versão LT com câmbio manual. Nesse espaço de tempo, nenhuma novidade substancial foi aplicada pela Chevrolet. Mas eis que o porta-malas ‘cresceu’ e agora oferece bons 500 litros. O que explica esse verdadeiro milagre da multiplicação dos litros?
Em alguns casos, as montadoras realizam ajustes físicos no compartimento ou acessórios. É o que aconteceu com o Jeep Renegade, por exemplo, que originalmente oferecia apenas 290 litros, volume muito aquém do desejado para um SUV. A marca trocou o tipo de pneu sobressalente, adotando um de uso temporário (com exceção da versão Trailhawk), ampliando o espaço para 320 litros. Mas no caso do Onix Plus, é diferente. A mágica está na forma de medir do espaço
Porta-malas: métodos de medição
Na época do lançamento da nova geração do Onix Plus, a Chevrolet utilizou o método SAE (Society of Automobile Engineers) otimizado, que é comum entre as montadoras norte-americanas. Nesse tipo de avaliação, formas cúbicas variadas preenchem todo o espaço disponível no porta-malas. No passado, os engenheiros quebravam a cabeça para encaixar todas as peças, mas agora a simulação é feita utilizando um programa de computador.
Depois, a General Motors passou a usar o método VDA, (sigla para Verband der Automobilindustrie, instituição alemã de padronagem) para mensurar o volume do porta-malas. Nesse tipo de estudo, blocos fixos de um litro de capacidade são encaixados no nicho, dando uma impressão mais verídica do uso.
Ao fazer o teste com o seu sedã-compacto, 500 caixinhas de 1 L conseguiram ficar devidamente acomodadas no espaço, enquanto o Onix hatch conseguiu 303 L. Daí, o crescimento de 469 L para 500 L. É importante lembrar: no método VDA, a tampa não precisa ser fechada, o que roubaria mais espaço no caso do sedã da GM, que tem alças do tipo “pescoço de ganso”.
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Porém, não foi só a Chevrolet que resolveu mudar as regras do jogo em benefício próprio. A Jeep fez a mesma coisa com o Compass. Até a linha 2021, o SUV médio oferecia 410 litros. A partir do modelo 2022, passou a informar 476 L. E qual o segredo?
É que no ano passado as marcas do grupo Stellantis passaram a adotar tanto o VDA quanto o método litragem ou aferição completa. Nesse estudo, todo o espaço é considerado, como se o porta-malas recebesse um volume líquido. Isso inclui pontos inúteis, como o vinco da cabeça de parafusos, ranhuras de acabamento ou espaço entre molas, por exemplo. Procurada pelo Carros com Camanzi, a empresa informou que a litragem é uma tendência do mercado e que novos modelos e medições deverão ter o volume ampliado.
Há dez anos, a francesa Peugeot também usou de artifício semelhante. Ao lançar o hatch-médio 308, informou que o modelo oferecia 430 litros. Para isso, recorreu ao método litragem. Utilizando o VDA, o volume do 308 seria de apenas 348 litros…
E esses são só alguns exemplos.
Mas como fica o consumidor? Não há forma obrigatória de se medir o volume do porta-malas e cada montadora pode utilizar o seu método. Daí a importância do bom jornalismo. No exemplo recente do Chevrolet Onix Plus, seja com 469 ou 500 litros, a nota do Emílio permaneceu a mesma: 8.
Informações técnicas do Onix Plus:
Ficha Técnica e Assessórios do Onix Plus 2023