Mercado de automóveis em 2020

Mercado de automóveis em 2020
Fiat Strada

Mercado de automóveis fecha 2020 com 1,95 milhão de unidades emplacadas

O rolo compressor da Covid-19 fez o mercado de automóveis recuar 26,6% em 2020. É o que aponta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que acaba de divulgar o balanço dos emplacamentos do ano passado.

Ao todo, foram licenciados 1,95 milhão de carros de passeio e comerciais leves, contra 2,65 milhões de 2019. No entanto, a retração está abaixo da previsão da indústria. Durante todo o ano, executivos de montadoras e até mesmo a Anfavea projetavam quedas entre 30% e 35%.

300x250

Dezembro fechou o ano como o melhor mês de 2020, com 232.814 unidades emplacadas, superando novembro que tinha acumulado 214.260 licenciamentos. Mesmo assim, ficou 7,5% abaixo do mesmo período de 2019.

 

Dança das cadeiras

 

O ano de 2020 registrou movimentações interessantes na participação por marcas. A General Motors manteve sua liderança, com 17,35%, um ganho de 0,21% ponto percentual sobre 2019. Já a Volkswagen também sustentou a vice-liderança, mas saltou de 15,59% para 16,80% de participação.

Já a Fiat foi a marca que deu o maior salto em ganho de mercado. Saiu dos 13,77% de 2019 para 16,50%. Uma elevação de quase três pontos percentuais. Mas o bom desempenho não se deu por um aumento de volume e, sim, por ter segurado mais a queda que suas rivais.

Um dos fatores foi a chegada da nova geração da picape Strada, que ajudou a marca italiana a ser líder inabalável no segmento de comerciais leves com 46,52% de participação. O bom desempenho da picapinha, que acumulou 80 mil unidades, foi quase um quarto de tudo que a Fiat vendeu em 2020.

Fiat Strada

E entre os modelos mais vendidos ela figura na quarta posição. Acima dela estão Chevrolet Onix, com 135.351 unidades licenciadas, seguido pelo Hyundai HB20 (86.548) e Onix Plus (83.392). O quinto modelo mais vendido de 2020 foi o veterano Gol, com 71.151 emplacamentos. Apesar do peso da idade, o velho guerreiro segue como o principal produto da gama VW. Para 2021 o veterano segue em linha, mas pode ser substituído no futuro por um aventureiro de acesso, abaixo do Nivus, numa manobra que também ceifaria o inexpressivo Up e o antiquíssimo Fox.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

Fotos: Divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br