Linha GTS do Porsche 718 recebe Flat Six Aspirado

Linha GTS do Porsche 718 recebe Flat Six Aspirado

Porsche 718 – Reza da sabedoria popular que o melhor Porsche já construído foi o 911 RS 2.7, de 1972. Tratava-se de um carro puro, sem nenhum tipo de auxílio eletrônico ou aspiração. Hoje, uma das 500 unidades do RS 2.7 pode valer mais de 500 mil euros (R$ 2,3 milhões), dependendo de seu estado de conservação. Um dos fatores que fazem esse 911 tão exclusivo é sua dirigibilidade inigualável. Um carro leve, arisco, rápido e que não titubeia em tentar de trair. Com o passar dos anos, os Porsches foram ganhando turbo e injeção eletrônica, equipamentos refinados, assistentes eletrônicos que “roubaram” parte da emoção.

Isso aconteceu não só com o 911, mas  também com os 718 Boxster e Cayman. Os últimos inclusive receberam compactos motores 2.0 turbo, que entregavam desempenho mais modesto do que o oferecido pelo primo Audi TT. Para resolver a questão, a Porsche acaba de anunciar que as versões GTS de Cayman e Boxster voltam a ser oferecidas com motores seis cilindros opostos, como nunca deveria ter deixado de ser.

A unidade flat six de 4.0 litros, sem auxílio de turbocompressor, é a mesma oferecida no Cayman GT4. Trata-se de um motor que despeja 400 cv e magníficos 43 mkgf de torque nas rodas traseiras. E, para ficar ainda melhor, ele utiliza transmissão manual de seis marchas. Ou seja, uma das melhores experiências que se pode ter com um Porsche “de rua”.

Mais legal que ele apenas o 911 T, com seu flat six 3.0 de 370 cv pendurado atrás do eixo traseiro, que praticamente joga a traseira de um lado para outro. Mas, mesmo assim, essa dupla de GTS consegue ser ainda mais visceral. Afinal, como se trata de um motor aspirado, para obter o máximo de torque e cavalaria, é preciso encher o motor acima dos 4 mil rpm, o que provoca um rugido metálico saindo pelo escapamento.

 

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Trivialidades do Porsche 718

 

Mas, como todo Porsche é um carro luxo feito para rico, os irmãos Cayman e Boxster GTS contam com todas as exigências de um esportivo de 83 mil euros (R$ 387 mil). Por dentro, tem todas as comodidades que se pode esperar, como ar-condicionado digital, multimídia, controles elétricos dos retrovisores, acabamento em couro, com apliques em fibra de carbono e por aí vai.

Ele ainda conta com rodas aro 20, freios em cerâmica e toda parafernália eletrônica para que o bem-aventurado se sinta um verdadeiro piloto, como vetorização de torque, controles de tração e estabilidade. O lado bom é que tudo isso pode ser desligado, mas é preciso ter braço e uma pista fechada para não dar mole para o azar.

Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br