Lecar Model 459: empresário cria carro elétrico nacional
Criador de marca nacional busca inspiração em Musk e na Tesla. Lecar Model 459 deverá custar R$ 280 mil e 400 km de autonomia
No cenário automotivo brasileiro, um empresário capixaba buscou inspiração em Elon Musk para criar um marca nacional de carros elétricos. Trata-se da Lecar, uma empresa criada em fevereiro de 2020 com sede em Alphaville, São Paulo, e planta industrial localizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O ‘Elon Musk’ brasileiro é Flávio Figueiredo Assis, criou a empresa com 30 profissionais, muitos com experiência em marcas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.
O Lecar Model 459, o primeiro veículo da empresa, terá aproximadamente 35% de suas peças importadas da China, incluindo motores e baterias fornecidos pela Wiston. O restante dos componentes será fabricado no Brasil. A aposta é que o modelo esteja disponível em dezembro de 2024.
O protótipo do Lecar Model 459, atualmente em desenvolvimento, será submetido a diversas homologações em Londres, Inglaterra, em fevereiro. Essas avaliações incluem testes de impacto, aerodinâmica e simulações de segurança, com previsão de duração de até nove meses.
Ao escolher Caxias do Sul como sede da fábrica, o empresário identificou a região como estratégica devido à presença de diversos fornecedores no ecossistema de mobilidade. Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe desmontou um Tesla para compreender a engenharia do concorrente. A expectativa é produzir 300 veículos por mês no primeiro ano, gerando 600 empregos diretos e alcançando um faturamento de R$ 1 bilhão.
“Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, diz Assis.
O preço estimado do Lecar Model 459 será de R$ 279 mil, com autonomia de 400 km por carga. O criador da marca critica a carga tributária de 43% e enfatiza a necessidade de políticas de incentivo do governo para tornar os carros elétricos mais competitivos no mercado nacional. Além disso, a empresa planeja lançar o Lecar POP, uma versão popular com baterias e motores produzidos no Brasil, visando um custo aproximado de R$ 100 mil e autonomia de 200 km por carga, caso haja incentivos fiscais semelhantes aos de outros países.
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A Lecar quer produzir 50 mil carros por ano em cinco anos, gerando 6 mil empregos diretos e alcançando um faturamento anual de R$ 13 bilhões. Há ainda previsão de oferta pública inicial de ações (IPO) já em 2025. O aporte veio, dentre outras fontes, da venda de uma empresa criada por ele, a Lecard, uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador
Focando inicialmente na Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, a Lecar planeja investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria. Além disso, está prevista a criação de uma rede de carregamento própria ao longo de toda a BR 101 até 2025, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150 km da rodovia.
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