Leapmotor C10 REEV, o elétrico que roda quase 1.000 km

A chinesa Leapmotor, que em 2024 se tornou o “braço elétrico” do Grupo Stellantis, promete agitar o Brasil com seus SUVs eletrificados. E um dos modelos já confirmados para chegar é o C10. Mas aqui para nós a versão que mais levanta curiosidade é a REEV – de “Range-Extended Electric Vehicle”, ou Veículo Elétrico com Alcance Estendido.
O grande barato dessa configuração é a autonomia divulgada: cerca de 950 km no ciclo WLTP – ou seja, quase 1.000 km com tanque e bateria completos. Mas qual o truque para essa marca quase que inacreditável para um carro elétrico? Tanque? Isso mesmo: a sacada é que o C10 REEV tem um motor 1.5 a gasolina lá dentro.
Calma, não falamos de um híbrido convencional. Nesse sistema, esse motor a combustão tem função específica: atuar como gerador de energia para alimentar a bateria – de 28,4 kWh – que, esta sim, manda a eletricidade para o motor elétrico traseiro de 215 cv, que é o responsável por movimentar o carro.

Na prática, para alcançar os quase mil quilômetros de autonomia, é preciso esgotar todo o tanque de gasolina de 50 litros quando ele é “combinado” à bateria. Já em um modo sem o uso do motor a combustão, o C10 REEV pode rodar até 145 km (padrão WLTP) antes de exigir que o motor térmico entre em ação como gerador.
Já em termos de performance, o SUV elétrico com extensor de autonomia consegue chegar a 170 km/h de velocidade máxima e fazer de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
Vale lembrar que, na China, o Leapmotor C10 também é vendido na versão puramente elétrica, sem extensor, que é exatamente a que deve chegar primeiro ao Brasil. Essa variante entrega 218 cv e, com bateria maior (de 69,9 kWh), roda até 424 km com uma carga (seguindo o padrão WLTP). É até mais rápido: 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
No entanto vale dizer que tudo até aqui e agora, sobre a Leapmotor, é tratado como especulação, já que a empresa ainda não anunciou qual das configurações do C10 virá para o Brasil – embora seja fato que isso irá acontecer neste segundo semestre.
Sabemos somente que o carro passará por adaptações para o nosso mercado. Mas não dá para negar que essa versão REEV parece ser uma pedida interessante, especialmente para quem ainda carrega aquela insegurança em relação à autonomia dos carros elétricos puros. Afinal, quase mil quilômetros de alcance é difícil até para carros à combustão.