O mês de agosto promete ser movimentado para o mercado automotivo brasileiro, com a chegada de lançamentos aguardados, incluindo opções eletrificadas e a nova Volkswagen Amarok.
Nova Blazer EV
Um dos destaques é o Chevrolet Blazer EV RS, primeiro veículo elétrico da GM baseado na plataforma Ultium a ser lançado no Brasil. Previsto para o dia 1º de agosto, o SUV é considerado estratégico para a montadora e abre caminho para uma série de lançamentos eletrificados nos próximos anos.
Conforme informações divulgadas pela GM, a bateria do Blazer EV terá capacidade de 102 kWh, proporcionando uma autonomia de 481 km no ciclo rodoviário do Inmetro.
O Blazer EV será oferecido inicialmente na versão esportiva RS, que conta com itens como: as rodas de 21 polegadas, detalhes de acabamento e grade frontal em preto, conjunto ótico full LED com animação coreografada, saídas de ar dos para-lamas dianteiros inspiradas no automobilismo, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e função de personalização para o sistema de iluminação ambiente.
Peugeot 2008
Outra novidade que vem por aí são os Peugeot 2008 e e-2008, que devem chegar ao mercado dia 9 de agosto. Os modelos, que já foram apresentados na Europa no ano passado, chegarão ao país com visual atualizado, novos equipamentos e, no caso do e-2008, um conjunto motriz mais potente e eficiente.
Os modelos serão produzidos na Argentina. O Peugeot 2008 chega com três versões: Active, Allure e a inédita GT, trazendo mais sofisticação e esportividade ao modelo. O SUV será equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis, entregando 125/130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática CVT de 7 marchas simuladas. Já o e-2008 reestilizado um motor elétrico de 156 cv (115 kW) e uma bateria de 54 kWh, prometendo uma autonomia de até 406 km no ciclo WLTP europeu, embora a marca ainda não tenha divulgado os números de autonomia pelo padrão Inmetro para o Brasil.
VW Amarok
Já a Volkswagen se prepara para apresentar a nova Amarok, fabricada na Argentina. O modelo será lançado primeiro no país vizinho (06/08) e, entre os dias 15 e 25 de agosto, desembarcará em solo brasileiro.
Sem grandes mudanças, a nova Amarok adotará um estilo semelhante ao da Saveiro, com uma grade frontal em forma de “V” integrada aos faróis e uma barra cromada central. As luzes também ganharam um novo formato, apresentando uma linha em LED na parte superior que percorre toda a frente do veículo. O para-choque dianteiro passou por modificações, recebendo faróis de neblina horizontais, semelhantes aos do Nivus e uma entrada de ar mais larga.
Esperava-se uma repaginação do interior, com a integração de um painel de instrumentos digital e a central multimídia. Tal esperança não se concretiza, já que a Nova Amarok mantém o painel de instrumentos analógico, com apenas um item inédito: uma bússola digital.
Informações vazadas revelam que a picape terá quatro versões na Argentina: Trendline 2.0 turbodiesel 4×2 manual, Comfortline 3.0 V6 4×4 automática, Highline 3.0 V6 4×4 automática e Hero 3.0 V6 4×4 automática.
Caoa Chery: Mistério para dia 23
A Caoa Chery também tem novidades para o dia 23 de agosto, embora ainda não tenha revelado oficialmente qual será o modelo. Especula-se que seja o Tiggo 7 PHEV, versão híbrida plug-in do SUV médio, com recarga externa. Se confirmado, o modelo chegará com a missão de ser o novo híbrido plug-in mais barato do Brasil, abaixo de R$ 200 mil, rivalizando com o BYD Song Plus.
Com esses lançamentos, o mercado brasileiro demonstra estar atento às tendências globais de eletrificação, oferecendo aos consumidores opções mais eficientes e sustentáveis. Além disso, a chegada da nova Amarok reforça a importância do segmento de picapes no país.
Além dessas novidades, aguardamos também lançamentos chineses no mercado brasileiro.
Resta aguardar para conhecer todos os detalhes desses novos modelos e acompanhar como eles serão recebidos pelo público brasileiro, cada vez mais exigente e interessado em tecnologias avançadas e soluções de mobilidade mais conscientes.
Veja mais:
- Tem certeza que você é um bom motorista?
- Jeep Renegade 2025: novas versões, mesma mecânica
- Projeto de Lei propõe punições severas para ultrapassagens perigosas