Lamborghini recria lendário Countach

Lamborghini recria lendário Countach

A Lamborghini reeditou o Countach, modelo desenhado por Marcello Gandini e que se tornou a bússola da marca até hoje. Para celebrar os 50 anos da apresentação do protótipo, o lendário Lambo renasceu em tiragem limitada e motorização híbrida.

Batizado de Lamborghini Countach LPI 800-4, o carro foi desenvolvido a partir do Sian, o primeiro supercarro híbrido da marca, com apenas 63 unidades produzidas. Para o Countach serão 112 unidades. Segundo a marca, o volume corresponde ao código do projeto LP-112, do carro de 1970.

300x250

COUNTACH

Quem é familiarizado com a marca do Ferruccio, sabe que LP se refere ao motor montado de posição longitudinal posterior. E os algarismos correspondem à potência do carro e o número 4 após o hífen se refere à tração nas quatro rodas. A diferença entre os demais Lambos está na vogal “I”, que neste caso indica que estamos diante de um modelo híbrido. Em italiano se grafa “ibrido”. Capiche?

Desenho do Countach

O novo Countach é fiel ao desenho do modelo original de 1971. Ele conta com formas retilíneas, assim como seção frontal curta e afilada e um imenso pára-brisas que se afunila até o teto. As caixas de rodas geométricas, assim como os coletores traseiros e as entradas laterais que iniciavam nas portas e seguiam até o para-lamas traseiro foram mantidas.

COUNTACH

A diferença é que no Countach original, o duto era do tipo NACA (em formato triangular utilizado na aviação para coletar ar sem gerar arrasto). A traseira arrebitada também segue o desenho do modelo original, assim como os contornos da carroceria. Nas lanternas, mantiveram o desenho geométrico, mas com uma leitura contemporânea.

“O primeiro Countach está presente no nosso Centro Stile como modelo há alguns anos. Sempre que olho para ele, fico arrepiado e serve como um lembrete perfeito para mim e toda a equipe de design para projetar cada futuro Lamborghini de uma forma visionária e futurista. Esta é uma parte inegociável do nosso DNA, a essência se você assim o fará. O primeiro Countach moldou o DNA do design da Lamborghini como nenhum outro carro; o novo Countach traduz esse caráter não convencional e nervoso para o futuro”, explica Mitja Borkert, Chefe do Centro Stile.

Sob o capô, o lambo conta com uma unidade V12 6.5 de 780 cv combinado com módulo 48V montado entre o bloco e a transmissão que entrega outros 34 cv, num combinado de 814 cv e cerca de 78 kgfm de torque. Números que permitem ao Countach acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atingir a máxima de 355 km/h.

Sem dúvidas o Countach merecia tamanha homenagem. Afinal, foi o carro de que definiu a marca.

 


Fotos: Lamborghini/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br