Modelo produzido no Uruguai visa competir com Toyota Hilux, Ford Ranger e Nissan Frontier
A Kia Motors apresentou oficialmente a Tasman, sua primeira picape média. O modelo está programado para chegar ao mercado brasileiro em 2026, sendo produzido na fábrica Nordex, no Uruguai, de onde já sai o Kia Bongo.
Design e Dimensões
A Tasman apresenta um design mais próximo àquele de um jipe do que de um automóvel – seguindo na direção oposta de suas concorrentes –, com farois integrados aos pára-lamas em uma peça de plástico que também forma as molduras das caixas das rodas dianteiras. A grade frontal proeminente exibe o nome “Kia” em destaque, e o para-choque robusto se integra à frente da picape.
O veículo mede 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura e altura variando entre 1,87 m na versão Base, 1,89 m na X-Line e 1,92 m na X-Pro. O entre-eixos é de 3,27 m. A caçamba oferece 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade, com um volume de 1.173 litros. A capacidade de reboque é de 3.500 kg e de carga útil varia entre 1.000 e 1.195 kg, dependendo da configuração.
Interior e Tecnologia
O interior da Tasman inclui três telas digitais integradas: um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, uma central de 5 polegadas para o ar-condicionado e uma multimídia de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O console central é elevado, separando bem o espaço do motorista e do passageiro dianteiro.
Na frente os bancos oferecem apoio lateral pronunciado, enquanto atrás o assoalho é quase plano e sob o assento do banco traseiro existe um compartimento de carga. Um carregador de celular por indução está disponível no console central.
Motorização e Desempenho
A Tasman será oferecida com duas opções de motorização, dependendo do mercado. :
- Motor 2.5 T GDI a gasolina (Coreia do Sul):
- 281 cv de potência e 42,9 kgfm de torque
- Câmbio automático de oito marchas
- 0-100 km/h em 8,5 segundos
- Velocidade máxima de 185 km/h
- Consumo médio de 8 km/l
- Motor 2.2 Turbodiesel (Austrália):
- 210 cv de potência e 44,9 kgfm de torque
- Opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito
- 0-100 km/h em 10,4 segundos
- Velocidade máxima de 185 km/h
- Consumo médio de 13,2 km/l
O mercado brasileiro provavelmente receberá a versão a diesel, a mesma comercializada na Austrália.
Ambas as versões contam com tanque de combustível de 80 litros. A capacidade de imersão é de 80 centímetros com velocidade máxima de 7 km/h.
Versões e Equipamentos
A Tasman será lançada em três versões:
- Base (tração 4×2)
- X-Line (tração 4×4)
- X-Pro (tração 4×4)
As versões Base e X-Line são equipadas com rodas de 18 polegadas, enquanto a X-Pro vem com rodas de 17 polegadas. Todas as versões contam com modos de condução específicos para lama, neve, areia, cascalho e pisos escorregadios.
Produção e Mercado
Conforme apurado pelo portal Autos Segredos, a produção da Tasman para o mercado sul-americano será realizada na fábrica Nordex, no Uruguai (onde são produzidos vários modelos de várias marcas, como a Fiat Titânio) com início previsto para o final de 2025 ou início de 2026. O Brasil é considerado o principal mercado da região para o modelo, seguido pela Argentina.
Durante o desenvolvimento, a Kia realizou mais de 18 mil testes, incluindo trajetos em pântanos, desertos e florestas, visando garantir a robustez e capacidade off-road do veículo. Todo o processo será apresentado em detalhes na minissérie “One More Round” no YouTube.
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