Kia Sportage: apenas 3 estrelas no Latin NCAP

Kia Sportage: apenas 3 estrelas no Latin NCAP

SUV médio tem boa proteção, mas falha em não oferecer itens nas versões básicas. Kia Sportage recebeu 82% de defesa para adultos


A nova geração do Kia Sportage acabou decepcionando no Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. Isso por que, a despeito de muita tecnologia embarcada, o SUV médio recebeu apenas nota mediana, com três estrelas de proteção. Já o Mitsubishi Outlander conquistou nota máxima de proteção. Na mesma bateria de testes, o JAC E-JS1 levou zero estrela.

Segundo o Latin NCAP, o Kia Sportage obteve 82,31% de proteção para ocupantes adultos, 71,57% para ocupantes infantis, 47,56% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, além de 55,81% em assistência à segurança. O SUV foi submetido às provas de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC.

300x250

O modelo possui seis airbags e controle de estabilidade e tração de série. Contudo, tais aparatos não foram suficientes para garantir quatro ou a nota máxima na avaliação. O modelo coreano foi penalizado por não oferecer outros itens de forma ampla, como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e alerta e frenagem autônoma de emergência. Os recursos são disponíveis somente na versão top de linha.

“Com relação ao Kia New Sportage, embora tenha obtido uma classificação três estrelas, ainda tem muito espaço para melhorias em termos do desempenho de proteção oferecido. Esperamos que a Kia opte por uma maior ambição de proteção para os modelos oferecidos na América Latina”, comentou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

A despeito de apenas três estrelas a proteção para o motorista e passageiro é considerada boa, tanto na área de cabeça e pescoço. Já a proteção para joelhos do motorista e do passageiro foi marginal. A área dos pés foi considerada estável, assim como toda a estrutura do habitáculo. No impacto lateral, cabeça, pélvis, peito e abdômen obtiveram boa proteção.

O Kia Sportage foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante e o resultado é válido para todas as plantas de produção. Este resultado é válido desde VIN: KNAPU81CMN7093201 e início da produção de 15 de julho de 2022, para veículos produzidos na fábrica da Coreia do Sul e para VIN: U5YPX81DBPL089757 e início da produção de 16 de setembro de 2022, para veículos produzidos na fábrica da Eslováquia.

Já o Mitsubishi Outlander obteve nota máxima. O SUV feito no Japão tem sete airbags (dois frontais, um para o joelho do motorista, dois laterais para o corpo e dois laterais de cortina para a cabeça) e ESC como equipamento padrão.

O Outlander recebeu 90,5% em ocupante adulto, 91,33% em ocupante infantil, 54,71% em proteção de pedestres e usuário vulneráveis das estradas e 84,17% em assistência à segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) na cidade e interurbano, detecção de ponto cego e ESC.

Segundo o Latin NCAP, o SUV teve bom desempenho em geral, estruturas de impacto frontal estáveis, proteção adequada a boa nos quatro testes dinâmicos e de colisão para adultos e proteção quase total para ocupantes infantis.

Leia também:

Teste com a Fiat Toro Ultra 2022

Oficial: Fiat Fastback é o nome do novo SUV Coupé

Fiat Fastback: cara de Pulse e traseira de BMW

Fiat Argo faz 5 anos com mais de 400 mil unidades vendidas 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br