Kia EV3: rival de Volvo e BYD deve chegar ao Brasil

Kia EV3: rival de Volvo e BYD deve chegar ao Brasil

SUV compacto, Kia EV3 é o terceiro modelo dos novos elétricos da Kia. EV3 tem design moderno e motor de 203 cv

A Kia Motors revelou seu mais novo modelo elétrico, o EV3, um SUV compacto que completa a linha composta pelos modelos EV9 e EV6. Este lançamento visa competir diretamente com outros veículos elétricos compactos no mercado europeu, como o Volvo EX30, Peugeot e2008, Renault Megane E-Tech e BYD Yuan Plus. O EV3 traz um design moderno, características inovadoras e tecnologias avançadas que prometem destacar-se no segmento de SUVs elétricos compactos.

O EV3 foi desenvolvido sob a nova linguagem de design da Kia, chamada “Opposites United” (Opostos Unidos), e possui muitas semelhanças estéticas com o maior EV9, embora em uma escala mais compacta. Suas dimensões são de 4.300 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.560 mm de altura, com um entre-eixos de 2.680 mm. Este design arrojado e musculoso é complementado pela grade frontal “Nariz de Tigre” reinterpretada, que incorpora o mais recente conceito de iluminação “Star Map” da marca. Os faróis verticais e a área central limpa contribuem para uma sensação de robustez e volume.

Motor e Desempenho

O Kia EV3 está disponível em duas versões de bateria: a versão Standard com uma bateria de 58,3 kWh e a versão Long Range com uma bateria de 81,4 kWh. Ambas as versões utilizam um motor elétrico que gera 203 cv e 283 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. A autonomia do veículo é um dos destaques, superando os 600 km no padrão WLTP. Para garantir uma condução segura e precisa em diversas condições de estrada, o EV3 é equipado com o sistema eDTVC (Electric Dynamic Torque Vectoring Control), que otimiza a distribuição de torque entre as rodas.

Mais conteúdo:

O interior do EV3 foi projetado para oferecer conforto e praticidade. O console central inclui uma mesa deslizante e uma área de armazenamento que pode acomodar bebidas, lanches e pequenos objetos pessoais. A tecnologia é um dos pontos fortes do EV3, que conta com uma tela quase contínua de 30 polegadas, dividida em três partes: um painel de 12,3 polegadas, uma tela de ar-condicionado de cinco polegadas e outra tela AVN de 12,3 polegadas. Esta configuração permite uma operação intuitiva do controle climático, além de gráficos claros e informações acessíveis ao motorista.

A personalização do sistema de infoentretenimento é outro diferencial, permitindo que os usuários ajustem cores, gráficos e animações de acordo com suas preferências. A tela central estendida até o passageiro da frente oferece acesso a recursos de entretenimento e navegação, e uma fileira de botões abaixo da tela controla funções essenciais como mapeamento, mídia e configurações do veículo.

Capacidade de Carga e Inovações

O EV3 oferece um porta-malas dianteiro de 25 litros e uma capacidade de carga traseira de 460 litros, com um compartimento ajustável de duas camadas que proporciona mais de 140 mm de flexibilidade na altura de carga. Essas características tornam o EV3 um veículo prático para uso diário e viagens.¥

Uma das inovações mais notáveis do EV3 é o carregamento V2L (Vehicle-to-Load), que permite aos ocupantes usar a energia da bateria do veículo para alimentar dispositivos externos, como laptops, pequenas geladeiras, cafeteiras ou secadores de cabelo. Além disso, o EV3 é o primeiro modelo da Kia a contar com um assistente de inteligência artificial, capaz de entender contextos complexos e interagir com os recursos do veículo por meio de linguagem natural.

Lançamento e Perspectivas

Inicialmente, o Kia EV3 será lançado no mercado europeu, mas há expectativas de que chegue ao Brasil em breve. Com seu design moderno, desempenho robusto e uma série de inovações tecnológicas, o EV3 está bem posicionado para atrair consumidores que buscam um SUV elétrico compacto e eficiente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: