JLR ‘mata’ Land Rover em plano de eletrificação

Montadora inglesa vai investir 15 bilhões de euros para novos carros elétricos. JLR terá quatro marcas de produtos

A JLR inicia um audacioso plano para reinvenção da empresa com foco em eletrificação e rebranding. Chamado de “Modern Luxury”, terá como uma das estratégias “matar” a Land Rover enquanto marca valorizando outros produtos com objetivo se virar líder no segmento de carros elétricos de luxo até 2030.

O investimento para tal será na ordem de 15 bilhões de euros e inclui novos produtos, tecnologias e a arquitetura modular eletrificada (EMA). Além disso pretende tornar a planta de Halewood, no Reino Unido, totalmente elétrica para oferecer sua nova geração de SUVs.

A JLR confirmou ainda que começará a receber pedidos de clientes para o Range Rover totalmente elétrico a partir do final deste ano e lançará um modelo totalmente elétrico da família Range Rover em 2025.

“Hoje tenho o orgulho de anunciar que estamos acelerando nosso caminho de eletrificação, tornando totalmente elétrica uma de nossas fábricas no Reino Unido e nossa arquitetura de SUV de luxo de tamanho médio de próxima geração. Esse investimento nos permite oferecer nosso futuro elétrico de luxo moderno, desenvolvendo novas habilidades e reafirmando nosso compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2039”, declarou CEO da JLR, Adrian Mardell.

Enquanto a EMA agora será totalmente elétrica, a JLR continuará a usar sua arquitetura longitudinal modular flexível (MLA) para construir seus veículos Range Rover e Range Rover Sport, oferecendo opções de motor de combustão interna (ICE), híbrido e veículo elétrico a bateria (BEV). Essa abordagem dá à empresa a flexibilidade necessária para atender às necessidades dos diferentes mercados em todo o mundo, que estão caminhando em direções diversas em relação às metas de emissão zero.

JLR e suas quatro marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar

JLR: House of Brands

Para acelerar a entrega da visão da empresa, a JLR mudará seu conceito para a abordagem House of Brands. Por sinal, perceba que até aqui utilizei JLR e não Jaguar Land Rover. É a forma que a empresa decidiu tocar seu negócio.

A JLR será então a “casa de quatro marcas”: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Essa estratégia tem como objetivo tornar-se a “criadora das marcas automotivas de luxo modernas mais desejáveis do mundo para os clientes mais exigentes”.

O primeiro dos três modelos de Jaguar alinhados com o padrão Modern Luxury será um GT de 4 portas, construído em sua própria arquitetura única, JEA, com maior potência do que qualquer modelo anterior, alcance de até 700 km e preço indicativo de £100.000.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada