Jesko Absolut: F-15 da Koenigsegg

Jesko Absolut: F-15 da Koenigsegg

Jesko Absolut

Se existe um cara inquieto, esse sujeito é Christian von Koenigsegg. O fundador da marca sueca tem uma obsessão por velocidade de dar inveja. Depois de construir verdadeiros mísseis sobre rodas, ele acaba de revelar o Jesko Absolut.

Trata-se de uma versão, com foco para estrada, do Jesko original, de 2019, que tinha sido projetado para pistas. Agora, o Absolut chega com aerodinâmica refeita para entrar um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,27. Ou seja, ele corta o ar como se fosse faca quente na manteiga.

300x250

Para isso, a Koenigsegg removeu a asa traseira, mas ajustou a carroceria para que ele literalmente não decole. O formato da carroceria, com os para-lamas traseiros mais altos que o capô traseiro côncavo, afunilam o fluxo de ar, que é dividido por duas barbatanas. A inspiração, segundo Christian, foi no famoso McDonnell Douglas F-15 Eagle.

Tudo isso mantém o carro estável em velocidades elevadas, sem perda de velocidade gerada pelo arrasto do aerofólio. E a combinação do baixo arrasto com os 1.600 cv de seu V8 biturbo 5.0 prometem velocidade alucinante, que a marca só conhece em simulações matemáticas.

Mas, não é só de motor potente e carroceria moderna que o Jesko Absolut quer se vender. O “mega carro” como a marca gosta de categorizá-lo, conta com sistema batizado de Ultimate Power On Demand (Upod). Trata-se de um recurso capaz de ajustar marcha e potência de forma constante, sem que se tenha perda de performance. Em outras palavras, significa que o Absolut anda sempre com sangue nos olhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Rolezinho

 

O Jesko Absolut pode intimidar com seu desenho agressivo e suas barbatanas que parecem lemes de avião de combate. Mas, a Koenigsegg garante que o carro é dócil no uso urbano. Ele tem suspensão mais macia que o Jesko de pista, devido ao menor arrasto. Além disso, é possível até remover o teto e deixar que o vento se encarregue do penteado. Algo que é impossível de se fazer com um F-15, ou só quando a casa já caiu!


 

Fotos: Divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br